Empresas recebem campanha de vacinação contra influenza

Ação é uma parceria entre Prefeitura, CDL, Acisa e Sinduscon

Por
· 2 min de leitura
FOTO - Até o momento, 40 mil passo-fundenses fizeram o reforço anual - Foto Michel Sanderi/PMPFFOTO - Até o momento, 40 mil passo-fundenses fizeram o reforço anual - Foto Michel Sanderi/PMPF
FOTO - Até o momento, 40 mil passo-fundenses fizeram o reforço anual - Foto Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (ACISA) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), lançou uma nova campanha de saúde voltada para empresas com mais de 30 colaboradores. A ação visa facilitar o acesso à vacina contra a influenza diretamente nas dependências das empresas, além de fornecer orientações sobre dengue e distribuir materiais educativos.

 De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a ideia foi uma iniciativa do prefeito Pedro Almeida, apresentada em uma reunião com os coordenadores da Saúde. "A partir de então, nós fizemos uma reunião com os representantes da ACISA, CDL e Sinduscon, onde oferecemos levar uma equipe até as empresas para vacinar os funcionários que ainda não realizaram a vacina contra a gripe este ano. A ideia foi muito bem aceita por todos", afirmou Marisa.

 Além da vacinação, a equipe da Secretaria de Saúde também fornecerá orientações sobre a prevenção da dengue e distribuirá materiais informativos. "Acreditamos que quanto mais pessoas vacinadas, melhor. Estamos preocupados com uma possível sobrecarga nos hospitais este ano, especialmente devido às enchentes recentes. A vacina é o meio mais eficaz para evitar formas graves da gripe, hospitalizações e óbitos", ressaltou a coordenadora.

 Marisa destacou ainda que a vacina contra a influenza está disponível gratuitamente para toda a população acima de seis meses de idade. "Recebemos várias ligações de pessoas perguntando se a vacina é realmente gratuita. Sim, é gratuita e está disponível para todos", afirmou.

Primeiros resultados

A campanha já começou a receber retornos positivos das empresas, que estão colaborando ativamente para garantir a vacinação de seus funcionários. "Estamos divulgando amplamente essa iniciativa, mas sabemos que nem todos têm conhecimento de que a vacina está disponível para todos. Por isso, essa ação é tão importante", concluiu Marisa.

  Reforço  anual

  A vacina contra a gripe é disponibilizada anualmente no sistema público de saúde a fim de reduzir sintomas e complicações na população e também evitar a sobrecarga dos hospitais em decorrência das doenças respiratórias. Em Passo Fundo, a vacinação está aberta para toda a população desde o dia 6 de maio. Até o momento, 40 mil passo-fundenses fizeram o reforço anual.

 Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o objetivo da Prefeitura é ampliar este número, sobretudo, em se tratando dos grupos de risco. Enquanto a cobertura considerada satisfatória para as pessoas prioritárias é de 90%, somente 40% fizeram a vacina. “É muito importante que a população faça o reforço da vacina anual contra a gripe, que é atualizada com as cepas dos vírus que estão em maior circulação. Desta forma, conseguimos minimizar a carga viral e os sintomas na população geral e, ainda, prevenir complicações nos grupos considerados de risco. Lembrando que, no inverno, temos o aumento da procura pelos serviços de saúde por conta dos quadros respiratórios e, ao conseguirmos elevar a cobertura vacinal, também atenuamos este impacto”, disse.

 O reforço disponibilizado na rede pública de saúde é trivalente, ou seja, com três tipos de cepas de vírus em combinação. Neste ano, protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.

 Em Passo Fundo, são 24 salas de vacinação, nos bairros e na região central, com horários de funcionamento flexíveis. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF. Crianças e adolescentes também devem ter junto a carteirinha de vacinação.

 Em se tratando das pessoas acamadas as equipes das unidades de saúde irão até a residência para vacinação em casa. A vacinação deste público deverá ser solicitada por telefone na unidade de saúde de sua referência para que a equipe consiga organizar a demanda.

 

Gostou? Compartilhe