Uma semana para agradecimento aos doadores de sangue

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente incentiva a troca de mensagens entre doadores e pacientes

Por
· 1 min de leitura
A paciente Márcia participa do projeto “Pílulas da Vida” - Foto – Ana Paula Koenemann – HSVPA paciente Márcia participa do projeto “Pílulas da Vida” - Foto – Ana Paula Koenemann – HSVP
A paciente Márcia participa do projeto “Pílulas da Vida” - Foto – Ana Paula Koenemann – HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Novembro é um mês de homenagens no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, isso porque no dia 25, segunda-feira, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data serve para reconhecer cada um dos voluntários que colaboraram com a Instituição, ao longo do ano, através da doação de hemocomponentes, sejam eles, sangue ou plaquetas. Em 2024, foram registradas 8.753 doações que beneficiaram 12.566 pacientes. A gestora da Hemoterapia do HSVP, Cristiane Rodrigues de Araújo, explicou que um dos diferenciais do Serviço é que a doação ocorre de forma voluntária e não por obrigação de repor estoques de bolsas de sangue.

Pílulas da Vida

Para marcar a semana especial, de 18 a 25 de novembro, acontece no Hospital uma espécie de correio da gratidão. Por meio do projeto “Pílulas da Vida”, colaboradores, doadores de sangue e pacientes transfusionados trocam, anonimamente, mensagens de carinho e conforto. Alceu Olívio, 60 anos, e Márcia dos Santos da Silva, 14 anos, participaram recentemente da ação e aprovaram. O aposentado é um doador assíduo e sempre fica emocionado por ajudar pacientes em tratamento oncológico, como é o caso da adolescente de Palmeira das Missões. O doador que comparecer ao Serviço e quiser participar da campanha pode deixar uma “Pílula da Vida” que será coletada e entregue ao doador.

Blitz no PF Shopping

Na próxima segunda-feira, 25, a equipe do Serviço de Hemoterapia vai realizar uma “Blitz de Conscientização” em frente a Unidade de Relacionamento do HSVP, no piso térreo do Passo Fundo Shopping. Os profissionais vão orientar a comunidade sobre a doação e esclarecer dúvidas de como funciona o processo de coleta, que demora de 5 a 12 minutos com a retirada de em média 450 mililitros de sangue. A atividade acontece no período das 17h às 19 horas.

 

Gostou? Compartilhe