Já são 846 mortes pela Covid-19 em Passo Fundo, desde o início da pandemia em 2020 até agora. O último óbito foi publicado na terça-feira, 21 de janeiro, pelo Painel Coronavírus RS, editado pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. No mesmo boletim onde consta a morte recente, há confirmação de 11 novos casos na data. O registro anterior de óbito por Covid-19 no município de Passo Fundo ocorreu em 23 de novembro do ano passado.
Os números
O boletim, que acompanha todos os casos no Rio Grande do Sul, tem atualizações diárias. Nos primeiros 21 dias de 2025, registra em Passo Fundo a confirmação de 87 novos casos confirmados da doença. Passo Fundo ocupa a sexta posição na ordem dos municípios gaúchos com mais casos confirmados de Covid-19, totalizando 80.113 registros. A mortalidade é de 416,2 para 100 mil habitantes. No Rio Grande do Sul já são 3.159.467 casos confirmados, dos quais 3.115.494 recuperados, 536 em acompanhamento e 43.161 óbitos.
Baixa vacinação
Desde o ano passado, é muito baixa a procura pela vacina contra Covi-19, o que vem preocupando os profissionais da vigilância epidemiológica. Com uma demanda muito aquém da necessária, pela validade do imunizante, há, inclusive desperdício do material.
Vacina indiana
Agora, está disponível a vacina Serum, que tem eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos. Dentre outras vantagens, a vacina indiana tem maior prazo de validade, transporte e conservação simples em temperaturas de 2°C a 8°C. É fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica. O imunizante já é utilizado nos Estados Unidos e no Reino Unido. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Brasil é aplicada em pessoas a partir de 12 anos. Em Passo Fundo está disponível na Central de Vacinas, na Rua Uruguai, 667, próximo ao Clube Juvenil. Informações pelo telefone (54) 3311-6494.
Primeiro caso de dengue confirmado em 2025
O Painel de Casos Dengue RS apresentou, na publicação de 21 de janeiro, o primeiro caso confirmado da doença em Passo Fundo em 2025. Este ano, são 45 notificações de dengue, com 29 casos em investigação e 15 notificações descartadas. Em 2024, Passo Fundo teve três mortes pela doença, 5.765 notificações e a confirmação de 1.968 casos.
Combate ao mosquito
De acordo com nota emitida pela Prefeitura de Passo Fundo, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate à dengue com importantes avanços no controle da doença. Essas iniciativas envolveram estratégias abrangentes, colaboração comunitária e inovações no monitoramento e controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o município conta com 52 Agentes de Combate a Endemias e 86 Agentes Comunitários de Saúde, responsáveis por visitas domiciliares para orientação e eliminação de criadouros do mosquito. Para qualificar ainda mais a equipe, a prefeitura também promove capacitações periódicas para profissionais da saúde sobre diagnóstico, tratamento e notificação de casos.
Responsabilidade compartilhada
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta reitera que apesar do aumento de casos notificados e confirmados em 2024, “é necessário reforçar que a luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada. Receber bem os agentes, realizar vistorias semanais nos pátios e adotar práticas de eliminação de focos são atitudes indispensáveis para manter o controle da doença”, enfatiza.