PUBLICIDADE

Saúde


Um hábito e muitos benefícios

Publicada em: 18/06/2017 - 16:00

Andar de bicicleta faz bem à saúde e ao meio ambiente

Um hábito e muitos benefícios

Andar de bicicleta pode ajudar as pessoas na prevenção de doenças graves

Crédito: Renate Granade/Pixabay

Movimentar-se faz bem e deslocar-se de um ponto ao outro é sempre agradável. De bicileta, esse movimento pode agregar um exercício e, ainda, prevenir doença. Pedalar é uma forma saudável e divertida para todas as idades. No mundo, em torno de um bilhão de pessoas andam de bicicleta diariamente, como meio de transporte, recreação ou prática de esporte. Os benefícios para a saúde do ciclismo regular incluem o aumento da aptidão cardiovascular; aumento da força muscular e flexibilidade; mobilidade articular melhorada; diminuição dos níveis de estresse. O ciclismo é um exercício saudável e de baixo impacto que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até adultos mais velhos. Também é um esporte divertido, barato e que traz benefícios para o meio ambiente, já que não polui o ar. Usar a bicicleta para pedalar até o trabalho ou as compras é uma das maneiras mais eficientes para combinar exercícios regulares com o dia a dia estressante que grande parte das pessoas leva.

Prevenindo doenças

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica o que significa que a pessoa está treinando seu coração, vasos sanguíneos e pulmões, além de respirar mais fundo, transpirar e experimentar uma maior temperatura corporal, o que melhora o nível de aptidão física em geral. Assim, andar de bicicleta pode ajudar as pessoas na prevenção de doenças graves como acidentes vasculares cerebrais, ataque cardíaco, depressão, diabetes, obesidade e artrite. A atividade física regular pode ajudar com a proteção de outras doenças variadas inclusive doenças mentais. Pedalar regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário. Um estudo realizado na Dinamarca, ao longo de 14 anos com 30 mil pessoas entre 20 e 93 anos, aponta que o ciclismo regular protegeu pessoas de doenças cardíacas.

Benefícios

São muitos os benefícios para a saúde do ciclismo regular: aumento da aptidão cardiovascular, da força muscular, flexibilidade, melhora na mobilidade articular, diminuição dos níveis de estresse, melhora a postura e coordenação, reforça os ossos, diminui a gordura corporal e, ainda, reduz a ansiedade e depressão. De acordo com artigo publicado em agosto de 2016 pelo site British Medical Journal, muitos pesquisadores estudaram a relação entre o exercício e o câncer, especialmente cólon e câncer de mama. A pesquisa mostrou que, se você fizer exercícios, a chance de câncer de intestino também é reduzida. Algumas evidências sugerem que o ciclismo regular reduz o risco de câncer de mama. A pesquisa também mostra que as pessoas que vão ao trabalho de bicicleta têm duas a três vezes menos exposição à poluição do que os passageiros do carro, de modo que sua função pulmonar é melhorada. (Fonte – Dino/Divulgador de Notícias)

Palavras-chave:

benefícios

bicicleta

hábito

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE