PUBLICIDADE

Saúde


Vitiligo não é contagioso

Publicada em: 30/06/2018 - 09:00

Existem diversas opções de tratamento terapêutico que podem minimizar o quadro

Vitiligo não é contagioso

Crédito: Divulgação

O dia 25 de junho é a data escolhida no Brasil para a conscientização sobre o vitiligo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), a doença ainda é um tabu e os pacientes são vítimas de preconceito devido à falta de informação sobre o problema. A presidente da SBD-RS, Clarissa Prati, reforça que a maioria das pessoas com vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu durante todo o mês, a campanha nacional de conscientização para os pacientes da doença. A modelo Eliane Medeiros é portadora de vitiligo e estampa a campanha.

- Em alguns casos, porém, os pacientes relatam sensibilidade e dor na área afetada. Entretanto, os aspectos emocionais podem afetar a saúde psicológica dos portadores. Descacamos, ainda, que o vitiligo não é contagioso – relata.


O vitiligo não tem cura, mas existem diversas opções de tratamento terapêutico que podem minimizar o quadro.
- O tratamento do vitiligo é individualizado e deve ser discutido com um dermatologista, conforme as características de cada paciente. Os resultados podem variar consideravelmente entre uma pessoa e outra. É importante lembrar que a doença pode ter um excelente controle com a terapêutica adequada e repigmentação satisfatória – ressalta.

 

Curso Técnico de Enfermagem
Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O curso é oferecido nos turnos manhã, tarde e noite, com 40 vagas em cada turma. As inscrições seguem até 10 de julho de 2018, na secretaria da Escola de Educação Profissional São Vicente, Rua Paissandú, 1314, Centro. O curso de Técnico em Enfermagem tem duração de 22 meses, com 1.700 horas, sendo 1.200h de aulas teórico-práticas e 500h de Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado desenvolve-se no HSVP, Unidades Básicas de Saúde - CAIS e em outras instituições conveniadas. Funcionários do hospital tem desconto de 30% na mensalidade e para alunos matriculados no Diurno (Manhã ou Tarde) é oferecido um desconto de 15% na mensalidade. Ainda, a Escola, oferecerá aos alunos aprovados, matriculados e frequentando o Curso Técnico de Enfermagem, a oportunidade de concorrer a Bolsa de Estudos de 100% ou 50%.


Inscrições
Para realizar a inscrição os candidatos devem ir até na Escola e apresentar carteira de identidade, CPF, Histórico Escolar original do Ensino Médio e ou atestado comprobatório que certifique a matrícula no 3º ano do Ensino Médio, uma foto 3x4 recente e o pagamento da taxa de inscrição. Os alunos devem ter idade mínima de 17 anos. O processo seletivo contempla a prova de Língua Portuguesa, Biologia, Matemática e atualidades, que será realizada no dia 14 de julho de 2018, às 08 h e 30 min, e uma entrevista a ser agendada. O resultado será divulgado no site www.hsvp.com.br. Venha estudar na maior instituição hospitalar o interior do estado. Mais informações pelo fone (54) 3316 4025.

 

Psicologia clínica
A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas do conhecimento para o segundo semestre de 2018. O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) inscreve para a Especialização em Psicologia Clínica - Enfoque Psicanalítico e para a Especialização em Psicoterapias Cognitivas Comportamentais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de julho, pelo site upf.br/ingresso/especializacao-e-mba. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE