PUBLICIDADE

Saúde


Acadêmico de Nutrição da UPF conquista prêmio de incentivo à pesquisa científica

Publicada em: 06/10/2018 - 16:00

Estudante vencedor é Rafael Genario, do curso de Nutrição, orientado pela professora Dra. Ana Cristina Giacomini 

Acadêmico de Nutrição da UPF conquista prêmio de incentivo à pesquisa científica

Divulgação ocorreu no dia 26 de setembro

Crédito: Divulgação – UPF

O 1º lugar geral do III Prêmio Hospital da Cidade de Incentivo à Pesquisa Científica foi conquistado pelo acadêmico do curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), Rafael Genario, orientado pela professora Dra. Ana Cristina Giacomini. O trabalho vencedor é intitulado “Efeitos da melatonina sobre doenças neurodegenerativas: Um olhar prospectivo”. A divulgação dos resultados ocorreu no dia 26 de setembro, no auditório Francisco Antonino Xavier e Oliveira (Afaxo) do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo.

 

O trabalho
Conforme o acadêmico Rafael, o trabalho aborda de forma prospectiva os potenciais terapêuticos da suplementação de melatonina em doenças como Alzheimer, Parkinson, Doença de Huntington, Esclerose Lateral Amiotrófica e outros quadros neurodegenerativos, que promovem impactantes comorbidades a esses pacientes e um alto custo para saúde pública. Além disso, a pesquisa incentiva o olhar atento sobre a qualidade de sono desses pacientes pela interdisciplinaridade profissional, podendo ser utilizado fitoterápicos e o suporte nutricional de uma alimentação equilibrada para a otimização endógena desse hormônio, conhecido como o hormônio do sono.

 

Laboratório de fisiologia
O trabalho de revisão foi elaborado a partir de projetos previamente realizados no Laboratório de Fisiologia (ICB/UPF), dirigido pela professora Dra. Ana Cristina, no qual realiza experimentos na área de neurociência e comportamento de zebrafish. O presente trabalho também contou a apresentação de dados preliminares sobre o projeto de Iniciação Científica de Rafael (bolsista Fapergs), no qual identificou um potencial ansiolítico da suplementação de melatonina nesse modelo animal. Se tornando um trabalho de importância clínica e de saúde pública, foi o vencedor dessa 3º edição do Prêmio na área de saúde mental, uma das quatro temáticas do evento.

 

Sobre o Prêmio
O III Prêmio Hospital da Cidade de Incentivo à Pesquisa Científica tem o objetivo de ampliar o espaço para divulgação do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica regional, contando com a participação de dezoito produções selecionadas para apresentação no evento, representando as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE