Os 50 anos da primeira transmissão em cores na TV brasileira

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a implantar a televisão

Por
· 1 min de leitura
Festa da Uva: TV Difusora gerou primeira imagens em cores     - Arquivo Festa da Uva: TV Difusora gerou primeira imagens em cores     - Arquivo
Festa da Uva: TV Difusora gerou primeira imagens em cores - Arquivo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Há 50 anos – em 19 de fevereiro de 1972 – era realizada a primeira transmissão de um programa a cores pela TV brasileira. Com imagens da TV Difusora de Porto Alegre, a Globo transmitiu a Festa da Uva de Caxias do Sul. No mesmo dia, o primeiro jogo de futebol televisionado em cores no país, foi transmitido ao vivo: o empate em 0 x 0 entre Caxias e Grêmio. Em seguida, o novo padrão de transmissão em cores, chamado PAL-M, foi oficializado. O advento das cores elevou a televisão a um outro patamar, dando mais emoção ao telespectador.

 Tupi

A história da televisão no Brasil, entretanto, começou quase 20 anos antes da “chegada das cores”. Ainda na primeira metade do século 20 já eram realizadas transmissões experimentais pelo país. Mas foi só em 18 de setembro de 1950 que foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul. Com programações em preto e branco e ao vivo, a emissora transmitia programas educativos, informativos, pronunciamentos do presidente e apresentações musicais. Nos anos 1960, por meio da tecnologia do videoteipe, as gravações passam a tomar conta das programações. Na década de 70, a telenovela “O Bem-Amado” foi a primeira gerada em cores e considerada um marco da TV brasileira.

Gostou? Compartilhe