DIA DOS PAIS

Parceria na vida, nos estudos e no trabalho

Por
· 4 min de leitura
Milena e o pai Dulcamar na formatura de Direito da Atitus Milena e o pai Dulcamar na formatura de Direito da Atitus
Milena e o pai Dulcamar na formatura de Direito da Atitus
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma oportunidade de homenagear aos pais que dão a vida, que cuidam, orientam, apoiam e amam. O Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 13 de agosto, mais que uma data de celebração é uma oportunidade de conexão e de amor entre pais e filhos.

A relação entre Dulcamar Elisandro Conceição e sua filha Milena Conceição é de carinho e cuidado, mas para além disso, os dois conviveram durante um bom tempo como estudantes da Atitus Educação. Dulcamar como acadêmico do curso de Engenharia Elétrica e Milena como estudante de Direito. “Tenho mais duas filhas além da Milena, venho de uma família mais humilde, não tive a oportunidade de estudar quando era mais novo, mas fiz um curso técnico e consegui passar no concurso da Corsan e desde então venho me qualificando. Meu sonho era fazer Engenharia Elétrica, já tinha feito o vestibular e passado quando tinha 18 anos e tinha feito a matrícula, mas acabei não conseguindo cursar”, conta.

Dulcamar trabalha como eletrotécnico da Corsan e conta que sempre incentivou os estudos da filha. “ Sempre incentivei ela estudar, tanto é que ela já foi fazer a graduação direto quando terminou o colégio. Quando mudei meu curso para Atitus facilitou bastante a gente estudar na mesma instituição pela logística, a gente trocava informação por causa de trabalhos, mesmo sendo uma área diferente. A gente tinha a ideia de fazer a formatura juntos, mas como eu viajo bastante e não tenho como fazer todas as cadeiras no semestre, acabei atrasando, mas me formo agora no fim do ano”, conta.

Milena formou-se em Direito no último dia 5 de agosto e relata com orgulho de ter seu pai como companheiro de estudos. “Desde pequena meus pais priorizaram minha educação, me incentivaram a ler, estudar, aprender uma língua estrangeira e muitas vezes abrindo mão das coisas deles para dar acesso a um ensino de qualidade. Tenho muito orgulho de ver hoje em dia ele de estar em uma faculdade porque acho que com o passar dos anos a gente tende a se acomodar e vejo que com ele não foi assim, ele sempre está em busca de se aperfeiçoar”, diz.

Parceria

Dulcamar conta que muitas vezes a parceria com a filha ajudou na produção dos trabalhos. “Ela é um exemplo para mim, é muito organizada, muito dedicada e focada, como viajo muito fico fora alguns dias e as vezes não conseguia fazer alguns trabalhos no prazo certo e ela me cobrava isso. Às vezes pedia algum auxílio na formatação de trabalhos e a gente conseguia trocar ideias, ela sempre me ajudou e eu na medida do possível sempre ajudava ela”, pontua.

Exemplo

Dulcamar conta que não é fácil trabalhar e estudar e que por isso buscou oportunizar que a filha não tivesse esse obstáculo. Com o sonho de se formar engenheiro e de ver a filha cursando uma faculdade, ele conta que muitas vezes não foi fácil. “Uma das dificuldades é a questão financeira, pagar duas graduações particulares não é fácil, ainda mais que são cursos que tem um valor alto, mas eu consegui um desconto quando vim para Atitus, também tem um incentivo da empresa que trabalho. Uma coisa que aprendi com meu pai é que a gente que vem de uma família humilde o que podemos deixar para os filhos é a educação, ele sempre falava que eu deveria ter condições melhores que ele, ele melhor que meu avô e consequentemente meus filhos tem que ter condições melhores que as minha, por isso incentivo meus filhos a estudar, buscar algo novo e sempre melhorar”, destaca.

Milena lembra com alegria o apoio dos pais até a sonhada formatura. “ Ele sempre me incentivou a buscar o que eu queria, a ir atrás dos meus objetivos apesar das dificuldades para me realizar como profissional. No último sábado, na minha formatura, foi muito legal ver lá de cima do palco meu pai e minha mãe emocionados com eu conquistando o diploma”, finalizou.

Erimar com os filhos Pablo e Kauê

Tradição de pai para filho

Se estudar juntos já é uma grande parceria, imagina seguir na mesma profissão que seu pai e avô. Pablo de Souza de 33 anos trabalha com o pai Erimar Silva de Souza de 54 anos, juntos os dois tocam a empresa HS Instalações Hidráulicas parceira da Una Construtora.

Juntos, pai e filho comandam obras de instalação hidráulica de prédios. “Para mim é muito satisfatório saber que vem lá de trás, que a nossa empresa vem desde meu avô, passou para meu pai e que seguimos tocando, não é qualquer um que consegue manter essa tradição”, comenta Pablo.

Erimar que também é pai de Kauê, que é formado em Direito e atua como corretor de imóveis conta, que iniciou na profissão quando tinha 14 anos “A história começa com meu pai que já atuava na construção civil, comecei a trabalhar com ele e peguei o gosto, me interessei pelo trabalho e comecei a me aperfeiçoar, me dedicando bastante. Hoje trabalho há 40 anos nessa área e fui passando para meu filho. Trabalho com a construtora Uma, temos uma parceria há 14 anos e temos um bom relacionamento profissional, considerando qualidade e bom atendimento e hoje a Uma lidera o segmento em Passo Fundo e região”, disse.

Erimar destaca que as novidades do mercado e de tecnologias ficam a cargo do filho. “Hoje ele assumiu praticamente tudo na empresa, essa parte técnica mesmo, profissionalizou mais, usando a tecnologia e de como deve ser executado, obedecendo as normas técnicas, procurando realmente oferecer para o cliente um trabalho diferenciado”, conta.

Já Pablo destaca a sabedoria do pai como fundamental para o sucesso da empresa. “ A gente na verdade tem que aprender muito com ele, aprendi muita coisa de novidade que vem no mercado, as tecnologias que vem na nossa área, porém tem muita coisa para trás que é ele que sabe, tenho muito que aprender, um vai ajudando o outro e se torna indispensável”, finalizou. 


Gostou? Compartilhe