A Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou, nesta segunda-feira, 16 de maio, o Programa UniverCidade Educadora: circulando cidadania. O ato foi realizado na Sala dos Conselhos e contou com a presença da imprensa, de autoridades e de pessoas que ajudaram a construir a iniciativa, que pretende promover e articular ações educativas relacionadas à mobilidade urbana em Passo Fundo.
No ano de 2011, a UPF, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), constituiu o Fórum de Mobilidade Urbana e Educação, espaço de debate e ação sobre questões relativas à mobilidade urbana de Passo Fundo. Nele, profissionais, entidades e cidadãos se encontram e discutem a construção de subsídios para a formulação de políticas públicas e a promoção do direito humano à cidade, além do desenvolvimento de um conceito de cidade democrática, acessível, educadora e sustentável. A partir desse contexto, esse grupo começou a pensar no Programa UniverCidade Educadora. “Cada instituição trouxe suas contribuições e, a partir da ampliação desse debate com os nossos pares, construímos uma rede. Esse programa nasce do mais profundo desejo de melhorar a vida da comunidade e na cidade”, destacou a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.
Ação conjunta para a promoção e articulação de ações educativas com a comunidade relacionadas à mobilidade urbana, o Programa é fruto da articulação do trabalho feito na UPF, juntamente com a Frente Parlamentar Mista da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e o Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Passo Fundo. Entidades parceiras, como Coleurb, Agenda 21, entre outras, também integram a criação.
O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza ressaltou a importância dessa iniciativa construída coletivamente. “O desejo é construir uma cidade onde todos os cidadãos possam estar integrados e participando de forma efetiva nas ações relacionadas à mobilidade urbana. O programa reforça o compromisso comunitário da Universidade”, destacou o reitor.
Para a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, esse programa é inovador e transformador. “Ele é transformador não só pelo seu caráter de educar e ensinar, mas em razão de ajudar a transformar efetivamente o espaço físico da cidade. Também temos que destacar essa relação entre poder público e universidade. Sempre que a sociedade se junta, quem sai ganhando é a cidade como um todo. O que queremos é uma cidade melhor, mais humana e educadora”, declarou a secretária.
Também participaram dos discursos da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro, vereador Wilson Lill.
Diversas atividades
O Programa, dentre os seus objetivos, visa qualificar recursos humanos para atuarem como instrutores de trânsito nos Centros de Formação de Condutores. Também tem o propósito de desenvolver ações sobre mobilidade urbana junto às escolas municipais de educação integral, e produzir programetes audiovisuais cuja temática seja a circulação na cidade em seus diferentes modais.
Conforme o coordenador da Divisão de Extensão da UPF e do Programa, Marcio Tascheto, a iniciativa tem como propósito principal a educação. “O UniverCidade Educadora supre uma das dificuldades no âmbito das políticas públicas, que é a dimensão da formação do cidadão, da apropriação e do controle social das grandes questões que envolvem a circulação na cidade, do processo de aprendizagem contínuo que ela é capaz de fomentar em seus espaços e dinâmicas”, comenta.
Nesse sentido, o Programa potencializa o Plano de Mobilidade Urbana de Passo Fundo, instrumento de transformação da prática urbana, capaz de destacar a ampliação da mobilidade da população como princípio fundamental associado à melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade da cidade, não descuidando da circulação de mercadorias de forma adequada e estratégica para o desenvolvimento econômico. “Nós temos conquistas na área da mobilidade urbana, sendo uma delas o Plano, o qual, no entanto, ainda não foi aprovado. As ações pedagógicas têm o propósito de colocar em operação o planejamento proposto e efetivar ao benefícios que isso pode trazer para a melhoria da qualidade de vida da população no uso do transporte, reconhecido recentemente como direito social”, menciona Tascheto.
Passo Fundo como cidade educadora
A proposta do UniverCidade Educadora demonstra ainda o trabalho de responsabilidade social da UPF. “É uma via de mão dupla, que se vincula com os problemas da população, e, por outro lado, potencializa a universidade quanto à sua natureza, que é o processo de ensino e aprendizagem. O programa vai permitir pensar um “currículo de mobilidade urbana da cidade”, articulando um conjunto de ações pedagógicas e constituindo um sistema formativo integrado de forma associativa e sinérgica entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, pensa.
Tornar Passo Fundo uma cidade educadora, expressão que reúne um grupo de cidades com o objetivo de trabalhar juntas em projetos e práticas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, é uma das expectativas que se tem com a execução do Programa. “Essa é uma das ações que pode ajudar o município a ser considerado uma cidade educadora. É fundamental que toda e qualquer política pública contenha uma dimensão pedagógica. É preciso ter claro que não adianta implementar uma mudança na sociedade se não tiver um processo educativo acompanhando, e isso só é possível ampliando o espaço democrático”, relata o professor.
Por uma UniverCidade Educadora
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