Ao atender um pedido da população, principalmente de famílias em que os filhos frequentam as escolas municipais, a Prefeitura de Passo Fundo criou o Programa Uniforme Escolar. Desde então, a segurança, a economia e o pertencimento à escola são os benefícios mais reconhecidos. No terceiro ano consecutivo do programa, com um inverno mais rigoroso, a proteção em dias gelados já é uma melhoria na rotina das escolas.
Os agasalhos mais quentes, como a jaqueta para os alunos menores e o moletom para os adolescentes, são fundamentais para um vestuário adequado à estação, além dos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, que ajudam a reduzir o frio. Com nove peças de verão e inverno disponibilizadas de forma gratuita, a Coleção Uniforme Escolar chegou a aproximadamente 16 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município.
A coordenadora do programa, Ivânia Campigotto de Aquino, avalia a ação como um ganho para a comunidade. “Além da economia proporcionada às famílias, que não precisam adquirir vestuário específico para a escola, os alunos tem um vestuário adequado para suportar os dias de temperaturas mais baixas. Ainda, a identificação da rede municipal traz mais segurança, harmonia e igualdade entre os estudantes”, frisou ela.
Debater o sentido de usar uniforme na escola e não apenas impor a norma, faz com que os alunos compreendam o programa e o uso das peças se torne diário. Para João Vítor Bressan, de 9 anos, “o uniforme é bom e o que eu mais gosto de usar é a jaqueta que é bem quentinha”. A preferência pelo agasalho também é a de Leonardo Barbosa Dinis, de 8 anos: “gosto do uniforme e uso muito o casaco. Gosto do moletom, melhor que os meus”.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi, Neuza Brazaca Rêgo, também comenta sobre o uniforme escolar no dia a dia. “Falo como mãe e diretora, o uniforme é muito bom pela economia e pela igualdade dentro da escola. Agora com o frio, também percebemos os alunos mais dispostos para as aulas usando a jaqueta e o moletom. Foi uma decisão muito boa do prefeito e espero que continue”, ressaltou Neuza.
Mãe de três meninas, Ceni Gonçalves, que trabalha como servente de limpeza, destaca principalmente a economia gerada. “Ajuda muito não ter que comprar roupa para usar na escola. Minhas filhas gostam do uniforme e ficam bem-vestidas e quentes nesses dias frios”, afirmou.
A professora Ana Cláudia Lanza Colvero, que tem dois filhos na rede municipal de ensino, faz questão de que os filhos usem o uniforme. “Acho ótimo e não tem essa preocupação com gastos em roupa na escola. O moletom está sendo muito bem aproveitado, ainda mais nestes dias frios, que faz a diferença. Os alunos novos, que não são da rede, assim que chegam já pedem pelo uniforme. Podemos ver eles também querem o uniforme”, frisou.
Por que usar o uniforme?
O Programa Uniforme Escolar foi criado em conceitos de autoestima, economia, segurança, pertencimento, identidade, talento, mobilidade e orgulho. Desde 2014, o município conta com o Decreto 052/2014, que implanta o uso do uniforme escolar. Sendo assim, é imprescindível que os alunos usem a coleção completa ou, pelo menos, uma peça da parte superior do uniforme escolar que seja visível.
O conjunto completo da Coleção Uniforme Escolar compreende: 1 jaqueta de inverno, 1 casaco, 2 camisetas de mangas longas, 2 camisetas de mangas curtas, 1 bermuda masculina, 1 corsário feminino, 2 legues femininas e 2 calças masculinas.
Pais destacam importância do uniforme escolar em dias gelados
· 2 min de leitura