A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA) realiza, nesta quinta-feira (16), o coquetel de lançamento da Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Geração de Conteúdo (Feitech), criada pela entidade. A primeira edição do evento deve acontecer entre os dias 1º e 4 de setembro de 2022, no Gran Palazzo, e vem para substituir a tradicional ExpoAcisa, que chega ao fim depois de 14 edições. A expectativa é de que a nova feira reúna cerca de 150 expositores de toda a região.
De acordo com a associação, embora a ExpoAcisa tenha sido durante muito tempo uma referência em negócios e exposição de marcas do município, a Feitech é mais antenada às novas exigências do mundo pós-pandemia, mais próxima às necessidades da classe empresarial e apresentará formato inovador, com foco na geração de negócios e de conteúdo. Conforme o presidente da ACISA, Cássio Roberto Gonçalves, a Feitech 2022 será um marco para Passo Fundo, pois irá envolver toda a região, recebendo empresas e lideranças de outras cidades do Estado. O principal objetivo da feira é dar aos empresários todo suporte de desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e conteúdo voltado à inovação. “A proposta da Feitech é a geração de negócios, não apenas a exposição de marca”, descreve.
Novo formato
O presidente da entidade explica que a decisão em criar uma nova feira e anunciar o fim da ExpoAcisa, ao invés de adaptar o formato da antiga iniciativa, fez-se necessária para estar à altura de todas as mudanças propostas neste novo projeto. Entre elas, a necessidade de buscar um novo local para a realização da feira, uma vez que o Bourbon Shopping — onde a ExpoAcisa costumava acontecer — optou por não mais disponibilizar seu salão de eventos para atividades externas, ainda em 2019, à época ocasionando o cancelamento da 15ª e última edição da iniciativa. “A ExpoAcisa acabou chegando ao fim de um ciclo. Nós ficamos sem um local com uma estrutura semelhante à do Bourbon em um ponto bem localizado da cidade. Por isso, tivemos que buscar o Gran Palazzo, que tem uma estrutura muito maior e precisaria de uma feira na mesma proporção”, esclarece.
Além das mudanças no tamanho da feira, que terá espaço para 150 expositores, praticamente o dobro da capacidade que possuía a ExpoAcisa, a Feitech apresenta ainda uma novidade em relação à geração de conteúdo. “Agora, teremos também palestras, workshops, bate-papos e painéis de debate voltados para temas transversais, em áreas como a construção civil, a saúde, a educação, o agronegócio, a indústria e a sustentabilidade. Esse é o nosso grande desafio e a nossa grande novidade. Por isso, montamos um grupo com empresários da região, para que eles pudessem contribuir com o direcionamento que essa parte de conteúdo deveria tomar”. Desta forma, ainda segundo Cássio, a feira pode ser descentralizada, reunindo a expertise de diversos especialistas ao invés de ser apenas “uma feira da Acisa e da Prefeitura de Passo Fundo”, nas palavras dele.
A participação de empresas da região, e não mais apenas iniciativas passo-fundenses, é também uma novidade e tem como objetivo dobrar não apenas o número de stands disponíveis no evento, mas também o volume de pessoas circulando pelo espaço todos os dias. “O papel da ACISA sempre foi esse, de poder trabalhar pelo desenvolvimento dos empresários, da cidade e da região, buscando a geração de emprego e renda. Essa retomada é algo que Passo Fundo precisa. Uma cidade com o porte da nossa, exige uma feira que referencie todas as qualidades e diferencias do município”, pondera o presidente.
Comercialização de estandes
Os espaços da Feitech 2022 já estão em fase de comercialização e variam de tamanho, de acordo com a necessidade de cada empresa. Os empresários interessados em expor seus produtos e serviços ou locar um horário no espaço de networking da feira devem entrar em contato com a Acisa pelo telefone (54) 3311-1300, WhatsApp (54) 9 9960-0916 ou no e-mail [email protected].