O NACIONAL 99 ANOS - UPF e O Nacional: uma história de parceria pela comunidade de Passo Fundo

Ao celebrar os 99 anos do jornal, a Universidade fez um resgate de cinco fatos marcantes que entrelaçam as histórias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo completou em 2024 seus 56 anos. Fruto de um desejo da comunidade, suas ações, sejam no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação, estão diretamente ligadas com a vida da comunidade de Passo Fundo. Neste contexto, a caminhada da Universidade perpassa pelas parcerias que auxiliam a dar visibilidade a essas ações e o jornal O Nacional tem sido, em seus 99 anos, um parceiro dessas mais de cinco décadas, levando ao público fatos, dados, informações e temas de relevância para a comunidade.

Para reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, ao longo dos anos, os veículos de comunicação da cidade e da região sempre foram ferramentas fundamentais para fortalecer o trabalho realizado pela Universidade. Além disso, ela destaca que os espaços sempre oferecidos e ajudaram a consolidar a Instituição, levando conhecimento e aproximando ainda mais a sociedade da UPF. “A história da UPF passa muito pelas páginas do jornal O Nacional. Ao longo das nossas mais de cinco décadas, pudemos contar histórias, apresentar projetos, mostrar o crescimento e a busca constante pela melhoria, sempre em conexão com a cidade e a região. Ao completar 99 anos, o jornal mostra a importância e a força de um grande veículo de comunicação que supera desafios, se reconstrói e segue sendo uma importante força do desenvolvimento de Passo Fundo e região”, observou.


Fatos da UPF registrados em O Nacional


  • 11 de maio de 1968

Em três páginas, o Jornal O Nacional noticiou no dia 11 de maio de 1968 os preparativos para a instalação oficial da Universidade de Passo Fundo. Na ocasião, uma caravana saiu de Passo Fundo e foi a Porto Alegre acompanhar a assinatura pelo presidente da época Artur da Costa e Silva que criou a Universidade. “Para Passo Fundo, 11 de maio é mais uma data história. Para a região, marca um advento de grande expressão no setor educacional. Para o Rio Grande do Sul, é mais um passo na senda do desenvolvimento cultural”, dizia o texto. 




  • 9 de janeiro de 1973

Ao longo dos anos seguintes à instalação da UPF, o O Nacional noticiou importantes momentos da Instituição. Na época, era no jornal que a população ficava sabendo sobre as movimentações, inclusive o início das inscrições para o Vestibular. Em 9 de janeiro, foi noticiada a primeira inscrição para o processo seletivo daquele ano, para o curso de Medicina. Já em 1º de fevereiro, o jornal dedicou várias páginas à lista de aprovados daquele ano. 




  • 9 de março de 1993

Em 1993, um dos marcos para a Universidade foi a inauguração do novo prédio da Biblioteca Central, que seria realizado no dia 15 de março. O fato, considerado na época um dos mais importantes da história da Instituição, foi destaque no O Nacional no dia 9 de março daquele ano, quando a UPF celebrava já seus 25 anos. Na época, a expectativa era chegar aos 250 mil exemplares. Hoje, a Biblioteca Central possui o maior acervo bibliográfico físico e virtual do Norte gaúcho, com mais de 450 mil exemplares. 






  • 5 de novembro de 2013

Sempre na vanguarda, em novembro de 2013, a Universidade ganhou a capa da edição de O Nacional com a inauguração do UPF Parque Científico e Tecnológico. Considerado por todos como um momento histórico, o UPF Parque foi um marco para o início das discussões sobre inovação em Passo Fundo e segue conectando pessoas, empresas e a Universidade a ideias que ajudam a transformar a comunidade.






  • 19 de junho de 2023

Entre as conquistas mais recentes da UPF que foram noticiadas pelo jornal O Nacional está o credenciamento junto ao Ministério da Educação, em que a Instituição alcançou o conceito 5, a nota máxima da avaliação. No ano em que celebrou seus 55 anos, a Universidade celebrou esse reconhecimento, destacando que a nota é resultado de um trabalho coletivo, pensado e gerido com cuidado e atenção ao longo de todos esses anos. 

Gostou? Compartilhe