APAE de Passo Fundo reabre piscina e amplia atendimento terapêutico

Local será utilizado para hidroterapia de alunos vindos de 28 cidades da região

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/APAE Divulgação/APAE
Divulgação/APAE
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, de Passo Fundo celebrou nessa terça-feira (27), a reinauguração de sua piscina, um espaço essencial para as terapias oferecidas aos alunos de toda a região atendidos na instituição. Após um período em desuso, devido à situações estruturais, a piscina reabre totalmente reformada. A iniciativa é  fruto de um esforço coletivo envolvendo diversos parceiros.

"Na verdade, a gente está reinaugurando a piscina, que é praticamente nova", afirmou Marlon Batista Moraes, presidente da APAE de Passo Fundo. Ele destacou a importância da colaboração de empresas, pessoas físicas, e instituições da cidade que, por meio de doações, viabilizaram a reforma.

Importância

O coordenador de Saúde interino da APAE, Gustavo Canabarro, explica que os exercícios terapêuticos realizados na piscina de hidroterapia auxiliam na facilitação do movimento e da coordenação motora, além de aumentar a amplitude de movimento. “Há muitos benefícios, a própria redução do impacto nas articulações permite que pessoas com problemas articulares ou mobilidade limitada realizem exercícios sem sentir dor intensa ou desconforto. Estimula a circulação e melhora a saúde cardiovascular, desenvolve o equilíbrio, alivia dores musculares e rigidez, e ainda, proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento”, destaca. De acordo com Canabarro, os estímulos acontecem antes mesmo da entrada na piscina aquecida, já no preparo no entorno dela.

Estrutura

O novo espaço, inaugurado ontem, inclui melhorias nos vestiários e na climatização, e será utilizado principalmente para hidroterapias, contribuindo para o tratamento de saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas pela APAE, que vai desde crianças recém-nascidas até idosos. Além disso, Marlon Batista Moraes ressalta que, em momentos ociosos, a piscina poderá ser aproveitada para outras atividades sociais da instituição. Tanto a piscina, quanto os vestiários, são totalmente adaptados para as pessoas atendidas pela instituição. Entre os maiores investimentos está uma cadeira com sistema hidráulico, que auxilia a entrada e saída da água de pessoas com limitações de mobilidade.



Ampliação do atendimento

Marlon explica que nos últimos anos, a APAE ampliou significativamente a gama de atendimentos em Passo Fundo. “Hoje, atuamos em três áreas principais: saúde, educação e assistência social”, destaca ele. Na saúde, a entidade oferece uma ampla variedade de especialidades, incluindo fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, psiquiatria e odontologia. Além disso, ainda há a Escola de Educação Especialista Alice Sana Costi, e o setor de assistência social, que não apenas garantem direitos, mas também promovem oficinas de convivência com atividades como capoeira, dança e música. “Há cerca de um ano, fomos habilitados como centro de atendimento do Programa TEAcolhe, o que nos permitiu criar uma ala especializada para o atendimento de autistas. Atualmente, atendemos aproximadamente 500 pessoas de Passo Fundo e região”, diz ele.

Atendimento na região

A APAE de Passo Fundo atende atualmente pessoas de 28 municípios da região. O presidente da entidade enfatizou que, apesar dos convênios com os governos federal, estadual e municipal, a entidade depende fortemente de doações para manter suas atividades. Eventos, bazares e campanhas, e projetos como o Programa Nota Fiscal Gaúcha e parcerias com o Trilegal, são fundamentais para garantir o orçamento e a continuidade dos serviços oferecidos pela instituição. Entretanto, ele destaca que a doação feita pela comunidade local segue como uma das principais fontes de recursos da instituição. 

Gostou? Compartilhe