Mais de 100 mil pessoas devem participar da 43ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Programação começa no sábado (12) com a procissão das crianças no Santuário

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Considerada uma das maiores manifestações religiosas do estado, a 43ª Romariade Nossa Senhora Aparecida deve contar com mais de 100 mil pessoas neste domingo (13) em Passo Fundo. O padre Eberson Fontana, Reitor do Santuário, destaca que a organização deste ano conta com cerca de 500 voluntários. “A preparação está intensa, especialmente com a proximidade da data. Muitas equipes têm trabalhado há meses, incluindo a decoração e a liturgia das celebrações”, explica.

Programação Diversificada

A programação terá início no sábado (12), às 8h30, com uma missa dedicada aos idosos na capela do Santuário. Durante o dia, haverá celebrações campais às 10h e às 14h. Às 16h está programada a Romaria da Criança, um momento de oração e peregrinação dentro do Santuário, onde as famílias poderão participar com seus filhos.

No domingo (13) acontece o evento principal. A procissão  começará às 8h, saindo da Catedral, no centro da cidade, e segue pela Avenida Brasil numa distância de aproximdamente 7 quilômetros até o Santuário.  O ponto culminante será a Missa Campal, programada para às 10h30, na Esplanada do Santuário, logo após a chegada da imagem da santa. Durante a tarde acontecem bênçãos, momentos de oração e um evento especial para os jovens, incluindo uma missa e um show.

Estrutura de Alimentação

Diante do grande número de participantes, a organização preparou uma estrutura de alimentação robusta. Serão oferecidos churrascos, carreteiro e pão com linguiça, além de lanches variados, com a expectativa de atender milhares de pessoas. “Reservamos mais de 5 mil pães com linguiça e o carretero atenderá mais de mil pessoas. A melhor opção é adquirir os cartões antecipadamente, especialmente para o churrasco”, orienta o padre Fontana.

 


Estacionamento e acesso

O Santuário contará com estacionamento gratuito, com orientações para facilitar o acesso. Motoristas que vêm do centro de Passo Fundo devem seguir as sinalizações para ingressar no estacionamento. O local terá entradas e uma saída única, que dará acesso ao bairro Jardim América.

Os vendedores ambulantes estarão permitidos na Avenida Afonso Bortolim Escobar, mas não poderão se instalar dentro do Santuário ou nas vias de acesso, conforme orientações das autoridades locais.

Transporte Público

A Coleurb ampliará o atendimento, oferecendo ônibus extras durante a procissão. No dia 12, os horários serão de acordo com os de domingo e feriado, com ajustes para atender os fiéis, todas as alterações podem ser conferidas no site da empresa, ou pelo telefone (54) 3311-1322.

Alterações no Trânsito

A Prefeitura de Passo Fundo implementará bloqueios nas principais vias para garantir a segurança dos participantes, com intervenções começando às 6 horas. Rua General Netto: será totalmente bloqueada entre a Avenida Brasil e a Rua Independência, em ambos os sentidos.

A rua Moron será interditada entre as ruas Bento Gonçalves e Coronel Chicuta. A avenida Brasil, no sentido Boqueirão-Centro, será bloqueada entre o trevo da Caravela e a Rua General Netto. Não haverá possibilidade de travessia nessa área, exceto pelas vias após a Rua Bento Gonçalves no sentido Centro/Petrópolis.

A rua Afonso B. Escobar, nas proximidades do Seminário Nossa Senhora Aparecida, estará bloqueada entre a rodovia RS-153 e a Rua Coronel Sebastião Rocha.

Os agentes de trânsito estarão presentes para monitorar todo o percurso urbano, orientando condutores e pedestres.

Gostou? Compartilhe