Fé em Nossa Senhora Aparecida move milhares de romeiros em Passo Fundo

Celebrações em honra à padroeira do Brasil ocorrem neste fim de semana

Por
· 1 min de leitura
Fotos Gerson Lopes/ ONFotos Gerson Lopes/ ON
Fotos Gerson Lopes/ ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de uma semana predominantemente nebulosa e com chuva, é o sol que tem dominado os dias neste fim de semana em que se exalta a fé à Nossa Senhora Aparecida, iluminando o trajeto dos milhares de romeiros que participam das comemorações em honra à padroeira brasileira, em Passo Fundo.

Nesse domingo (13), desde que os primeiros raios da estrela apontaram do céu, uma multidão de fiéis se aglomerava em frente à Catedral, aguardando o surgimento da imagem de Nossa Senhora, que guiaria a romaria de quase oito quilômetros pelas ruas da cidade.

Devoto, Ari era um entre as dezenas de milhares de romeiros – de um público esperado de mais de 100 mil pessoas. Ele relembrou que participa da romaria desde a infância, quando acompanhava os pais. Nesse domingo, novamente partiu em caminhada da Catedral rumo ao Santuário, na saída para Ernestina, fazendo o trajeto ao lado da esposa e amigos. “É muito gratificante participar, para agradecer as coisas boas que a vida nos oferece, além pedir proteção”, relatou o fiel, com uma imagem da santa em mãos.


“Comunidade de fé”

Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, liderou a caminhada de fé, repetindo pelo caminho orações e bençãos, em ato que culminaria com a realização de missas no Santuário. “É um momento importante em que reconhecemos a presença de Maria na história da salvação, como primeira discípula, colaboradora. Que o exemplo dela sirva para todos nós que hoje seguimos o Cristo no mundo. Assim como ela trouxe Jesus ao mundo, cada um de nós que participa da Romaria também é alguém que leva o Cristo. Por isso, é um momento especial para cada pessoa individualmente que aqui participa, mas também para toda a Igreja. E é um sinal para toda a humanidade de que é preciso cultivar a vida espiritual, e a gente cultiva através das outras pessoas como comunidade de fé”.


No dia anterior, 12 de outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida e feriado nacional - a programação de celebração já havia contado com missa no Santuário dedicada aos idosos, além da Romaria das Crianças. 


Gostou? Compartilhe