Primeira etapa das obras na Av. Presidente Vargas está 70% concluída

Trecho contratado e em execução segue do trevo do Ricci até a Av. Scarpellini Ghezzi

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/Prefeitura Foto: Divulgação/Prefeitura
Foto: Divulgação/Prefeitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com as obras iniciadas em maio de 2023, a execução da primeira etapa do projeto de renovação da Avenida Presidente Vargas está com a maior parte concluída, conforme a Secretaria de Obras do município. Até outubro, cerca de 70% dos primeiros 3,5 quilômetros contratados, de um total de 5,2 km que receberão melhorias, foram terminados. 

A revitalização completa de uma das principais vias da cidade – que em frente ao Colégio Cecy Leite Costa chega a receber 24 mil veículos por dia considerando ambos os sentidos, segundo cálculos da prefeitura - contempla o trecho entre o Trevo do Ricci e a rua General Canabarro.

A avenida vem recebendo nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED, paisagismo, sinalização viária e pontos de ônibus em concreto. O projeto também conta com o alargamento do canteiro central, com a transformação da ciclofaixa em uma ciclovia de quase cinco quilômetros, além de quatro rótulas em cruzamentos.

No momento, entretanto, apenas a primeira das duas fases foi contratada pela prefeitura, ao custo de R$ 17,4 milhões. O recurso é liberado à empresa executora de acordo com o andamento da obra.

Estágio atual

A revitalização acontece em etapas para reduzir os impactos no trânsito, sendo que as obras foram iniciadas no Trevo da Ricci, avançando em direção ao Centro. Atualmente, a empresa contratada atua no trecho entre a Rua Itapetininga e a Rua São Roque, informou o secretário de Obras, Rubens Astolfi. “Os trabalhos incluem a revitalização do canteiro central, instalação da ciclovia e do caminhódromo, e a nova iluminação de LED no canteiro central. Está prevista para os próximos dias a nova camada de asfalto”, listou.

O projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento e Segurança de Passo Fundo com a participação do Fórum de Mobilidade Urbana. Quando anunciado o início da execução, há cerca de um ano e cinco meses, o prazo previsto pela prefeitura era de 15 meses para conclusão da primeira etapa. O secretário, porém, reconhece um atraso no cronograma “devido às chuvas”, e esclarece que a finalização até o entroncamento da Av. Scarpellini Ghezzi deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

Nos pontos onde o serviço já foi concluído, a Secretaria de Obras avalia positivamente os impactos no trânsito. “O trecho pronto da obra está garantindo fluidez e melhorias na mobilidade urbana com nova alternativa de caminhódromo, ciclovia e trânsito acontecendo de forma segura e eficiente”, considera Astolfi.

Gostou? Compartilhe