Posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher marca início de novo ciclo de trabalho

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Passo Fundo, realizada na quarta-feira (13), marcou o início de um novo ciclo de trabalho para o biênio 2024/2026. O conselho, composto por 16 membros, mantém uma estrutura paritária, com oito representantes da sociedade civil e oito do Poder Público, incluindo entidades como a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia da Mulher.

O secretário dos Conselhos, Ronaldo Rosa, ressaltou a relevância da renovação do Comdim. “A qualidade dos membros do novo conselho é um sinal de fortalecimento do trabalho numa das pautas mais urgentes da nossa sociedade atualmente”, afirmou Rosa, enfatizando a necessidade de intensificar os esforços para a promoção dos direitos das mulheres.

A professora Marina Pitágoras Lazaretto, da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi eleita para presidir o conselho. Em sua fala, destacou o compromisso com a articulação de ações voltadas às mulheres. “Minha ideia é fortalecer as políticas públicas, mapear fragilidades da rede de atenção e instituir comissões de trabalho para enfrentar os desafios. A universidade pode contribuir muito nesse processo com projetos, cursos e inovação, criando soluções que garantam os direitos das mulheres em nosso município”, afirmou.

Marina também enfatizou a importância da articulação entre entidades governamentais, movimentos sociais e instituições de ensino. “Precisamos de uma grande força-tarefa para enfrentar questões estruturais, como o machismo e o patriarcado, que influenciam diretamente na execução das políticas públicas. Nosso objetivo é criar movimentos que garantam o direito das mulheres, enfrentando, por exemplo, o alto índice de feminicídios e violência doméstica no Brasil.”

 

Nova mesa diretora

Durante a posse, foi definida a nova mesa diretora do Comdim, que conduzirá os trabalhos ao longo do próximo biênio. Além de Marina Pitágoras como presidente, a vice-presidência ficou com Josiane Chapuis, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas). A 1ª Secretaria será ocupada por Michele Rezende, da Secretaria Municipal de Educação, enquanto Fernanda Kemmerich, do movimento Mulheres Maribal, assumirá a 2ª Secretaria.


Gostou? Compartilhe