A Corsan está investindo R$ 5 milhões na ampliação da distribuição de água nos bairros Valinhos, Hípica, Vera Cruz, Leão XVIII, Záchia, Cohab Secchi, Fátima, Victor Isller, Cidade Nova, La Barra e Jerônimo Coelho, em Passo Fundo. As intervenções começam nesta segunda-feira, 9, e devem ser concluídas até o fim de janeiro.
O projeto prevê a substituição de redes antigas de fibrocimento, propensas a rompimentos, por canalizações mais modernas, em PVC, e que possuem maior diâmetro que as atuais, permitindo volume maior de água na distribuição. Também será feita a interligação de redes para fortalecer a pressão da água, além da ativação de novos poços artesianos para reforçar o abastecimento nos bairros.
“Com estas obras, que vão ocorrer simultaneamente, queremos solucionar a baixa vazão nas redes de água registrada em horários de maior consumo. Estes bairros foram mapeados pela Corsan que buscou a melhor solução para qualificar a demanda de água”, explica o gestor de relações institucionais da Corsan na região, Aldomir Santi.
Confira as obras que serão executadas pela Companhia
Bairro Vera Cruz:
Substituição de 600 metros de redes de água na Avenida Rio Grande. Os tubos de fibrocimento de 200mm darão lugar a canalizações em PVC de 300mm. As obras ocorrerão entre a Rua Gelson Ribeiro e a Travessa do Triângulo. A troca trará benefícios operacionais como suportar pressões da água, evitar rompimentos e permitir maior vazão nos bairros Valinhos e Záchia.
Bairro Hípica:
Implantação de nova rede de água nas ruas Alegrete e São Sebastião. A atual canalização, de 50mm de diâmetro, será substituída por uma nova, em PVC, de 150mm. A nova tubulação dará maior vazão de água e pressão, especialmente em horários de pico, e beneficiará moradores dos bairros Hípica, Leão XVIII e parte do Vera Cruz.
Bairro Jerônimo Coelho:
A nova rede de água com 1,5 mil metros de extensão terá diâmetro de 200mm. A atual possui 50mm de diâmetro e continuará como um reforço para o abastecimento. A nova canalização sairá da Avenida Zero Hora, no bairro Cohab Secchi, passará pela rodovia RS-153 e seguirá até o reservatório que atende o bairro Jerônimo Coelho, na Rua Monteiro Lobato. Como irá atender exclusivamente esta comunidade, a tubulação proporcionará segurança operacional, maior vazão e pressão na rede de água.
Bairro Cohab Secchi:
Ativação do poço artesiano para reforço de abastecimento do bairro Cohab Secchi. A estrutura fica localizada na esquina das ruas Independência com a Willian Richard Schiler, e apresenta vazão de 20 mil litros de água por hora. A canalização de 100mm de diâmetro que será implantada pela Companhia ligará o poço até o reservatório do bairro Cohab.
Bairro Fátima:
Implantação de nova rede de água com 1,7 mil metros de extesão, de 300mm de diâmetro, entre a canalização principal da Avenida Brasil e o reservatório do bairro Fátima, no campo do antigo Estádio Delmar Sitoni. O trajeto da tubulação ainda será ajustado com a prefeitura. A obra vai beneficiar moradores dos bairros Fátima, Victor Isller, Cidade Nova e La Barra.
Investimentos recentes em Passo Fundo
Orçado em R$ 4,5 milhões, também está em fase de finalização o projeto de implantação da nova rede de água bruta de 400mm que vai direcionar água da barragem da Fazenda para as estações de tratamento do bairro Rodrigues. Atualmente, elas recebem água do Arroio Miranda. Com isso, poderá auxiliar em períodos de maior consumo, como o verão, ou quando o sistema do Arroio Miranda apresentar aumento de turbidez (lama na água). Por meio de manobras na rede, a Companhia poderá direcionar água para as estações de tratamento 1 e 2 do bairro Rodrigues, ou então, se necessário, poderá aumentar em até 30% a oferta de água para a estação de tratamento do bairro São Luiz Gonzaga.
Atualmente, são tratados 60 milhões de litros de água por dia para abastecer Passo Fundo. Deste volume, 40% é proveniente da Barragem da Fazenda e 60% vem da represa do Arroio Miranda.
Já para atender o Distrito Industrial, a Corsan ativou em novembro um novo poço artesiano. Localizado na Rua Guararapes, nas proximidades da BR-285, ele foi interligado na canalização da Avenida Rio Grande, reforçando o abastecimento do Distrito Industrial. O poço artesiano foi aberto em uma área pública cedida pela prefeitura, possui 210 metros de profundidade e vazão aproximada de 17 mil litros de água por hora.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.