Passo Fundo apresenta indicadores da Educação para o Tribunal de Contas do Estado

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/PMPF Divulgação/PMPF
Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito Pedro Almeida esteve na quinta-feira (9) no Tribunal de Contas do Estado, em Porto Alegre, para apresentar uma prestação de contas da Educação do Município. Ele entregou a representantes do órgão o relatório com indicadores da gestão municipal, incluindo investimentos realizados e impactos na aprendizagem dos alunos. Participaram do encontro o diretor de Controle e Fiscalização do TCE, Roberto Tadeu de Souza Júnior, e outros membros da diretoria.

“Acreditamos muito na transformação das pessoas e da cidade por meio da Educação. Alcançamos indicadores que estão entre os melhores da história do município na Educação e criamos muitas oportunidades de aprendizagem”, afirmou o prefeito. Ele enfatizou que o Estado pode ajudar os municípios a formarem uma grande rede de boas práticas da Educação.

Em 2024, Passo Fundo obteve a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de toda a sua história, consolidando-se como referência no setor educacional. Além disso, a cidade recebeu o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), um reconhecimento ao trabalho na formação dos estudantes nos primeiros anos escolares.

“Passo Fundo está de parabéns e já é modelo em muitos setores. Temos comentado com outras cidades como a Educação é uma área prioritária no município. A apresentação dos indicadores da rede municipal demonstra o comprometimento de Passo Fundo com o projeto Educa Mais RS e com o desenvolvimento contínuo da Educação”, afirmou o auditor de Controle Externo, Guilherme Bacha Júnior. Ele se referiu ao programa do TCE que busca colaborar com a melhoria na execução das políticas públicas da Educação.

O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que o trabalho do TCE, através do Educa Mais RS, ajudou os municípios a planejarem melhor as políticas públicas para a Educação. “Temos em comum a clareza de que a Educação é o caminho para transformar a cidade. Os dados nos ajudam a compreender isso”, observou, lembrando que em 2024 a rede municipal de ensino de Passo Fundo registrou uma melhoria de 11% na aprendizagem de seus alunos em relação a 2021, conforme resultado da avaliação diagnóstica do Município.

Gostou? Compartilhe