Estado envia ao Tribunal de Contas novo edital de concessão do aeroporto de Passo Fundo

Sem empresas interessadas no primeiro leilão, previsão é de que nova concorrência seja viabilizada ainda no primeiro semestre, estima secretaria estadual responsável

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Foto reprodução/ Secretaria de Logística e Transporte do RSFoto reprodução/ Secretaria de Logística e Transporte do RS
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O governo do Estado deve fazer uma nova tentativa de efetivar a parceria público-privada (PPP) para administração dos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, ainda no primeiro semestre de 2025. Essa é a previsão para republicação do edital informada pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha - que abarca os programas de PPPs e concessões – e leva em conta o tempo necessário para adequações no projeto após o primeiro leilão ter ficado sem propostas.

A PPP tem o objetivo de definir um parceiro para operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais por 30 anos e promover investimentos – estimados no primeiro edital - de mais de R$ 101 milhões nos locais.

Inicialmente previsto para junho de 2024, o leilão foi adiado para 1º de agosto, na B3, em São Paulo, devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no período. A entrega dos envelopes por parte dos interessados tinha prazo até o dia 25 de julho, mas não teve interessados. “Após o leilão do ano passado, foi feita a revisão dos estudos de concessão. A partir disso, o modelo econômico-financeiro foi aprimorado, tornando o projeto mais atrativo. O novo edital foi enviado para o Tribunal de Contas (TCE) para análise”, explica o secretário em exercício da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Fajardo, ao frisar que, somente após essa apreciação, é que serão divulgados os detalhes do documento. “A partir da republicação do edital, são definidas as próximas datas do cronograma”, complementa.


Secretário em exercício da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Fajardo -Foto divulgação/ Vitor Rosa / Palácio Piratini

Na primeira versão, o critério para definir o vencedor da licitação era o de quem oferecesse o maior desconto do aporte público, sendo que a PPP contava com uma previsão de investimento de R$ 29 milhões do governo do Rio Grande do Sul. Agora, porém, esses quesitos estão sendo reanalisados, pondera o secretário. “Com a revisão dos estudos e do modelo econômico, pode haver alteração do critério para definir o vencedor da licitação. Após apreciação do TCE, serão divulgados os detalhes”.

Pacote com dois aeroportos

A escolha dos dois aeroportos teve como base o Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT), estudo contratado com recursos do Banco Mundial para realizar, através de análises de dados atuais e de projeções macroeconômicas, o diagnóstico e a identificação das deficiências e dos gargalos do sistema de transportes de cargas do Rio Grande do Sul e propor soluções ao gerenciamento do sistema transportador. “A concessão única torna o projeto mais atrativo, viabilizando os investimentos necessários”, justifica Fajardo, ao falar sobre a opção de incluir os dois terminais numa mesma concessão.

O estudo elencou como obras prioritárias o aumento da capacidade da pista e de serviços dos Aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo, e recomendou “incluir nos orçamentos federais ou através de concessões e PPPs, a previsão de recursos para investimentos nos aeroportos de maior potencial no estado: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santo Ângelo possibilitando a utilização de aeronaves de maior porte para transporte de cargas”, informa nota divulgada pela Secretaria.

Concessão após ampliação

Aeroporto de Passo Fundo opera em novo terminal desde 2023 - Foto Divulgação Departamento Aeroportuário

A empresa que assumir o Aeroporto Lauro Kortz administrará um terminal recentemente construído. Foram dois anos de obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura do aeroporto, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área, e mais de R$ 54 milhões de recursos investidos pelo governo federal e governo do Estado. As novas instalações passaram a operar em janeiro de 2023.

“A concessão prevê investimentos ao longo dos 30 anos de vigência do contrato, além da manutenção da infraestrutura e qualificação da operação, melhorando os serviços prestados aos usuários”, argumentou a Secretaria, quando questionada sobre os objetivos da concessão após os investimentos públicos.

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