A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a elaboração do projeto de duplicação do trecho urbano da BR 285, em Passo Fundo, deve finalizar o trabalho até abril. É esse documento que norteará a execução da reestruturação de cerca de 12 quilômetros da rodovia federal, num trajeto que registra movimento intenso, entre 17 mil e 21 mil veículos por dia, e pontos de lentidão frequentes. Com o projeto finalizado, o DNIT poderá seguir com os trâmites para a efetivação da obra.
A etapa atual é desenvolvida pela empresa SD – Consultoria e Engenharia Ltda, contratada em 29 de abril de 2022, e que iniciou efetivamente os serviços em maio do mesmo ano. As melhorias planejadas ocorrerão no segmento Passo Fundo/ Pontão - como é nominado pelo DNIT -, precisamente em 11,75 km da pista, entre o acesso ao Bairro São José, partindo da Rua Morom, no km 292,55, e o entroncamento com a ERS-324 (km 304,3), no viaduto.
“Já recebemos diversas pastas de diferentes etapas dos projetos. Ainda tem o que fazer, mas, por exemplo, os projetos de todos os viadutos, da duplicação da ponte do Rio Passo Fundo e das interseções, dos acessos, tudo já está em nossa posse”, informou o engenheiro supervisor do DNIT em Passo Fundo, Adalberto Jurach, em entrevista à Rádio UPF, ao confirmar que a data final acertada com a empresa é no mês abril.
Conforme o DNIT, são desenvolvidas soluções para todos os pontos críticos da via no trajeto contratado, atualmente totalmente com pistas simples, e que, com o crescimento da cidade, cruza regiões urbanizadas. Nesse contexto, serão construídas oito Obras de Arte Especiais (viadutos e passagens inferiores) que permitirão o fluxo de tráfego em níveis distintos. Além disso, o projeto inclui a duplicação de um viaduto e de uma ponte existente. Também prevê a duplicação da pista ao longo de toda a extensão contratada, além da implantação de ruas laterais para acomodação e conexão do tráfego local.
Licenciamento ambiental
Outra etapa preponderando antes da efetiva execução da obra, o licenciamento ambiental, conforme o DNIT, deverá ser elaborado a partir de uma parceria com a prefeitura, o que tende a agilizar o processo. “O licenciamento ambiental será feito pelo município de Passo Fundo e já estamos com tratativas quanto a isso. Sendo local, a gente consegue fazer esse licenciamento no menor tempo possível”, estima Jurach.
Cumprido mais esse estágio, o órgão encaminha a contratação da empresa que assumirá a construção. “Faremos de tudo para contratar essa obra em 2025, pensando sim [em sua execução] para 2026. Claro que são outros trâmites. O prazo de 2026 para início de obras é um prazo muito real”, pontua.
O valor exato necessário será definido somente após a apresentação do orçamento, parte integrante do projeto. No entanto, o custo é estimado em cerca de R$ 290 milhões, sendo que esse projeto de infraestrutura, diz o supervisor do DNIT, foi incluído no N ovo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, o que indica prioridade para a destinação de recursos.