Entrevista com Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Corsan
Quais obras estão sendo realizadas e qual a situação atual do abastecimento de água em Passo Fundo?
O período mais crítico de falta d’água, felizmente foi superado. Sabemos o quanto a falta d’água afeta a vida das famílias. Por isso, desde o primeiro momento, mobilizamos nossas equipes para buscar as melhores alternativas com dedicação e seriedade. Assim que ocorreu o rompimento da adutora, em fevereiro, as manutenções necessárias foram realizadas. Ativamos o plano de contingência para minimizar os impactos à população. Além disso, decidimos antecipar investimentos previstos para os próximos anos, trazendo essas soluções para 2025. Até o final do primeiro semestre, vamos investir R$ 25 milhões em melhorias no abastecimento, incluindo reforço na adutora atual, construção de uma adutora alternativa e perfuração de 16 poços tubulares profundos para fortalecer o sistema. Oito poços já estão em funcionamento, e a cada semana entregamos mais dois, garantindo mais segurança hídrica para a cidade.
Quais bairros foram mais afetados e por quê?
A região mais impactada foi a da Estação de Tratamento de Água, no bairro São Luiz Gonzaga, afetando também Petrópolis, Farroupilha, Canaã, Leonardo Ilha e São José. Isso ocorreu porque o rompimento da adutora interrompeu a captação de água no manancial. Como solução, estamos reforçando essas áreas com poços que garantirão um abastecimento independente, permitindo que a água dos mananciais seja redistribuída para outras partes da cidade. Nossos geólogos e técnicos estudam criteriosamente a localização desses poços para garantir a melhor disponibilidade e qualidade da água, dentro dos padrões ambientais e sanitários.
A água dos poços pode ser consumida diretamente?
Não. Toda a água extraída dos poços passa por um processo de tratamento e análise rigorosa por nossos químicos e técnicos. Seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo que a água distribuída atenda a todos os padrões de potabilidade antes de chegar às torneiras da população.Trata-se de saúde pública e esses cuidados precisam estar em linha com todos as regulamentações técnicas disponíveis.
Como está a construção da nova adutora?
Já havíamos identificado o risco da adutora antiga no ano passado, e a construção da nova adutora começou ainda em dezembro de 2024, antes de seu rompimento. São 2.500 metros de tubulação, dos quais 1.000 metros já foram concluídos. Atualmente, temos duas frentes de trabalho atuando simultaneamente para finalizar a obra até o final do primeiro semestre. Essa nova adutora garantirá mais segurança operacional para Passo Fundo, combinando a captação dos mananciais superficiais com a dos subterrâneos.
Qual é o prazo para a conclusão da nova adutora e quais serão seus benefícios?
A nova tubulação, que captará água da Barragem da Fazenda e levará até a Estação de Tratamento de Água 3 (ETA-3), está prevista para ser concluída em 150 dias. Essa rede também será interligada às ETAs 1 e 2, aumentando a segurança hídrica do município. Além disso, estamos reforçando a antiga tubulação e instalando dispositivos de aço para minimizar o risco de novos rompimentos.
Que medidas a população pode adotar para evitar problemas futuros?
Um fator importante é a instalação de reservatórios residenciais. Estudos apontam que 40% da população do Rio Grande do Sul não possui caixa d’água em casa, e o estado é o pior do país nesse índice. Ter um reservatório garante o abastecimento contínuo mesmo durante manutenções da rede. Nossa recomendação é que todas as novas construções já incluam essa estrutura. Seria importante ainda, que os moradores que tiverem condições instalem caixas d’água em suas residências.
Por que alguns hidrômetros continuaram funcionando mesmo sem água?
Sempre que a rede seca, existem dispositivos que retiram o ar das tubulações. O hidrômetro não deve registrar consumo se não houver água passando. Se um morador perceber que seu hidrômetro está girando sem fornecimento de água, ele deve entrar em contato com a Corsan para que um técnico faça a revisão e, se necessário, realize os ajustes.
Que outras obras estão em andamento para melhorar o sistema de abastecimento?
Estamos implantando uma tubulação paralela de aço carbono no trecho rompido, permitindo interligações rápidas em caso de novos problemas. Também será instalada uma estação de bombeamento de água (booster) para melhorar o abastecimento nos bairros Petrópolis e Fátima.
Além disso, serão instaladas 50 ventosas na rede para retirada de ar e prevenção de rompimentos, além de 20 válvulas redutoras de pressão para evitar rupturas. Estão sendo construídos cinco quilômetros de novas redes de água nos bairros Vera Cruz, Jerônimo Coelho e Hípica.
A Corsan está adotando novas tecnologias para melhorar o monitoramento do abastecimento?
Sim. Estamos implementando um sistema de telemetria em 100% dos poços tubulares profundos, reservatórios, pontos estratégicos do sistema e na captação de água. Esse monitoramento remoto permite acompanhar, em tempo real, o funcionamento de todas as etapas do abastecimento, garantindo maior eficiência e respostas mais rápidas em caso de falhas.
Quais são as metas da Corsan a longo prazo para o abastecimento e saneamento básico?
Todos os projetos da Corsan seguem as diretrizes do Marco Legal do Saneamento. “”Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Para alcançar essa meta, planejamos investir R$ 1,5 bilhão por ano nos 317 municípios que atendemos no Rio Grande do Sul. Atravessamos um verão rigoroso, enfrentamos o rompimento de uma adutora, mas o nosso compromisso segue na busca constante de melhorias que garantam a qualidade no abastecimento e nos serviços que prestamos.
Quais são os canais de atendimento disponíveis para a população tirar dúvidas sobre contas, falta d’água e outros serviços da Corsan?
A Corsan está sempre à disposição da comunidade para esclarecer quaisquer questionamentos e buscar resolver o problema enfrentado pelos cidadãos de Passo Fundo. Os clientes podem entrar em contato por diversos canais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), o WhatsApp (51) 99704-6644 e também pelo telefone 0800.646.6444, com ligações gratuitas.