“Ano das curas, boas energias e paz”. Assim o espiritualista Carlos Magno Berra sintetizou as regências do novo ano: Xapanã, Obá, e Oxalá ‘mandam’ em 2025. Isso de acordo com a Nação Africana cultuada no Rio Grande do Sul, o conhecido Batuque, definido pelo antropólogo Norton Corrêa. Por que os três regem o ano? Ocorre que cada Orixá do panteo africano tem um dia da semana. “Como 2025 inicia numa quarta-feira, esse é o dia desses três orixás”, esclarece o conhecido Pai Magno, Embaixador do Afroconesul em Portugal e que há 41 anos interpreta as influências dos Orixás regentes com exclusividade para O NACIONAL. As religiões afro apresentam múltiplas interpretações, pois suas linhas têm datas e significados diferenciados. Magno segue a Nação de Oyó, fortemente cultuada no estado, que veio da África Ocidental com origem na cidade de Oyó.
Xapanã
Xapanã é o Deus da saúde, das enfermidades, da cura e da morte. É o dono da vassoura que varre todas as maldades e as enfermidades. É o dono dos intestinos. É sincretizado como São Lázaro. Sua cor é a lilás e o seu número é 7.
Obá
Obá é a dona dos moinhos e de todas as rodas. Também é a dona das orelhas e das navalhas. No sincretismo é representada por Santa Catarina. Sua cor é a cor-de-rosa. Pela Nação de Oyó seu número é 8 (em outras nações é 7).
Oxalá
O Oxalá de 2025 é o novo, da quarta-feira. Oxalá Obocum é Deus da Paz, dono dos olhos que veem o Mundo e da fartura. No sincretismo, Oxalá Obocum representa o Menino Jesus de Praga. Sua cor predominante é a branca, além da prata e seu número é 8.
A regência em 2025
Com base nas características dos orixás regentes, Pai Magno sintetiza como será 2025. “Se em 2020, sob a regência de Xapanã houve uma pandemia, esse ano ele traz a cura. Ele indica um ano favorável à saúde, cura de doenças de diversas patologias, em especial doenças da pele e intestinos. Já a Mãe Obá gira a sua roda para gerar boas energias, corta as maldades dos humanos com suas navalhas e abençoa o globo (roda). Oxalá cobre com seu grande Alá (manto branco), abençoando o mundo com fartura e paz”.
Os búzios apontam para acordos e boas energias
O jogo de búzios, aquelas pequenas conchinhas, permite um elo entre o homem e os orixás. Magno usa a sineta para chamada, joga as peças num círculo entre guias e chegam as respostas.
Mundo
Nos primeiros meses as energias atuarão para controlar as negatividades existentes, guerras e conflitos. Haverá acertos entre povos e governos. No decorrer do ano, muitas situações serão acordadas e amenizadas. Mãe Obá, com suas navalhas, cortará as negatividades de conflitos. Sua roda vai gerar boas energias. Com a limpeza de Xapanã, Pai Oxalá cobrirá o mundo com seu Alá misericordioso com paz, união e fartura. Trará com sua energia vital a solução para os problemas já existentes.
Cura
Teremos, então, boas notícias do Pai Xapanã como a cura para diversas doenças como alguns tipos de câncer (pele, mama, intestino), Alzheimer e Parkinson. Também aponta para a cura da Aids. Novas medicações e novas vacinas serão desenvolvidas para curas e prevenções em 2025.
Transporte
O ano será favorável aos transportes, moinhos, energia eólica, atividades com pneus ou esferas.
Brasil
As injustiças serão acertadas, através de muitas reivindicações de pessoas nas ruas. Pai Xapanã, com sua vassoura, chega varrendo o excesso de energias negativas implantadas pelas pessoas que cultuam o mal que prejudica o país. Obá gira suas rodas a favor das boas energias, pois o Brasil é farto ne natureza, onde os Orixás vibram sobre elas e não permitem mais a sua devastação. A própria natureza está se rebelando nas calamidades que já aconteceram.
O Pai Oxalá estende o manto da paz, fartura e boa energia fortalecendo aqueles que são do bem. Ainda há tempo de as pessoas repensarem nos seus malfeitos e se redimirem, pois a boa energia será maior que tudo.
A roupa, a mesa e a simpatia no Réveillon
Roupas
Para a noite da virada, Pai Magno aconselha o uso de roupas brancas com detalhes em lilás. Para o dia 1º a dica é vestir uma camisa ou blusa cor-de-rosa.
Frutas
À mesa, as frutas de Xapanã: maracujá, uva preta e cactos (nopal). De Obá: abacaxi, ameixa preta, goiaba e pitaya rosa. De Oxalá: coco, uvas brancas, melão e pera.
Doces
Sagu, paçoca de amendoim, rapadura, goiabada, abacaxi em calda, cocada branca, arroz doce, manjar branco, creme de leite e canjica branca.
Flores
Rosas cor-de-rosa, rosas brancas, anthurium lilás e gérbera lilás.
Simpatia
“Pendure uma pequena vassoura lilás (disponível em herbanário/artigos religiosos) em cima do marco da porta de entrada da casa. Esse amuleto é para o Pai Xapanã, em simbologia para varrer a negatividade das pessoas que entrarem na sua casa”, explicou Pai Magno.
A mensagem do Pai Magno para o novo ano
Peço ao Pai Xapanã que varra todas as doenças, de ordem espiritual e material, e toda maldade que exista no pensamento e no coração das pessoas pobres de espírito. Abençoe com saúde todas as pessoas do bem. Peço à Mãe Obá que corte tudo que não seja para o bem. Que a sua roda gire sempre para frente, beneficiando as pessoas guerreiras e lutadoras. Que o Pai Oxalá estenda seu Alá de paz, saúde, fartura e de união sobre todas as pessoas que têm, no pensamento e coração, o amor, a compaixão e a gratidão.
Que sejam todos abençoados pelo seu Axé!