O Esporte Clube Passo Fundo está com foco total na temporada 2025. Mesmo durante o período de férias de final de ano, o clube mantém o ritmo acelerado de trabalho para garantir que todos os preparativos sejam concluídos a tempo.
Segundo o presidente Selvino Ferrão, a direção vem realizando importantes investimentos na infraestrutura do Estádio Vermelhão da Serra. Entre as melhorias estão: a revitalização do gramado, a construção de uma nova copa, bem como a reestruturação das cabines de imprensa e dos vestiários.
O investimento vai desde pequenos reparos, como pinturas, até mudanças estruturais para dar mais conforto ao torcedor. De acordo com Ferrão, todas as obras estarão concluídas antes do início do principal campeonato que o clube vai disputar na próxima temporada: o Gauchão Série A2. O presidente disse que o clube ficou um período muito grande sem investir na infraestrutura física. A intenção, segundo ele, é revitalizar todo o Vermelhão da Serra.
Departamento de Futebol
Além das melhorias no estádio, o clube também está reestruturando seu departamento de futebol. Ferrão revelou que as negociações para contratar um novo gerente de futebol estão em fase avançada. Sem revelar nomes, limitou-se a dizer que o profissional possui vasta experiência no mercado gaúcho, além de ter atuado como atleta profissional, e tem histórico no Tricolor do Planalto.
Este profissional já participou de uma reunião presencial com a diretoria, entretanto, detalhes financeiros ainda precisam ser ajustados para o anúncio oficial. O novo funcionário será o responsável pela montagem do elenco para 2025.
Calendário
No âmbito das competições, o clube vive momentos de indefinição quanto ao calendário da próxima temporada. O Passo Fundo ainda aguarda a realização do congresso técnico das competições que vai disputar para começar a concretizar os projetos de equipe para a temporada 2025. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não confirmou as datas do Gauchão Série A2 e da Copinha. Contudo, há uma forte tendência de que as competições sofram mudanças significativas, com a Copinha sendo disputada no primeiro semestre e o Gauchão Série A2 no segundo. A Divisão Principal do Gauchão também terá um formato mais curto, devendo ser concluída em março.
Para o presidente Ferrão, essas possíveis alterações são positivas. “Os clubes terão mais tempo para se preparar, e poderemos utilizar nossos atletas da base na Copinha, realizando os testes necessários antes do Gauchão Série A2 ”, explicou. Ele destacou que, no formato atual, as contratações eram feitas de maneira apressada, muitas vezes em disputa com clubes da Divisão Principal. Esse cenário resultava em problemas como lesões de atletas emprestados, sem condições de atuar no Gauchão Série A2.
Base
O clube conta atualmente com sete atletas das categorias de base atuando em equipes profissionais pelo Brasil. Segundo Ferrão, caso se mantivesse o início do Gauchão Série A2 no primeiro semestre, esses jogadores retornariam sem uma preparação adequada. Porém, com a possibilidade de usar a Copinha como preparativo, o Passo Fundo pode potencializar o desempenho dos jovens talentos e ajustar o elenco de forma mais criteriosa para as competições principais.
As mudanças no calendário
Todas as federações estaduais precisaram fazer ajustes no calendário das suas competições depois que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, em novembro, o novo calendário para o futebol brasileiro em 2025. A principal novidade é a expansão do Campeonato Brasileiro da Série A para 10 meses de disputa, que ocorrerá de 29 de março a 21 de dezembro. A mudança reflete o ajuste no cronograma para atender as datas Fifa e ao Mundial de Clubes, marcado para 15 de junho a 13 de julho, causando uma pausa no campeonato nacional durante esse período.
O ajuste no calendário impacta inicialmente os campeonatos estaduais da primeira divisão, que foram antecipados para iniciar em 12 de janeiro e serão finalizados em 26 de março. No caso do Gauchão 2025, foi necessário pensar em uma nova fórmula. Porém essas alterações trazem reflexos também para as demais competições organizadas pelas federações estaduais.
A decisão da CBF busca liberar datas para competições nacionais e internacionais, possibilitando uma temporada mais fluida e reduzindo o impacto de convocações de jogadores para as seleções.