No próximo sábado, 21 de dezembro, às 6h20 pelo horário de Brasília, começa o verão. Isso, em função do solstício de verão, o momento em que o Hemisfério Sul atinge a máxima inclinação em direção ao Sol. É quando a metade de baixo da linha do Equador recebe a maior quantidade de luz solar e, consequentemente, o dia será o mais longo do ano. Em Passo Fundo e região, o verão 2024/2025 terá o primeiro dia em condições meteorológicas muito agradáveis, sem abusos entre temperaturas máxima e mínima e, ainda, com sol entre nuvens.
Sexta-feira
Nesta sexta-feira, de acordo com o analista Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, “diminuem as áreas de instabilidade, especialmente ao final do dia. A temperatura vai oscilar entre a mínima de 19 e a máxima de 25ºC”. Isso significa que após uma quinta-feira bastante chuvosa o sol volta a brilhar. “A sexta-feira será com temperatura agradável e pouca variação térmica”, completou.
Sábado
Abrindo as portas do verão, o sábado tem previsão de sol entre nuvens e temperatura agradável. “Haverá predomínio de sol, mesmo entre algumas nuvens”, disse Pasinato com base nos dados do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia. Tempo firme e pequena variação térmica, porém sem exageros nos números dos termômetros. “A previsão indica máxima de 28ºC e a mínima não deve baixar de 18ºC”. Se o primeiro dia do verão será em condições amigáveis, o domingo já terá algum tipo de precipitações, segundo o analista da Embrapa. “O domingo terá chuvas isoladas e de fraca intensidade, as chuvas irregulares de verão”. Já a temperatura deverá baixar um pouco e oscilar entre 14 e 23ºC.
Papai Noel
A terça-feira, 24 de dezembro, terá sol entre nuvens. “O dia começa com nebulosidade no início da manhã. Terá chuvas isoladas, uma garoa, que chamam de ‘pega-bobo’ até o final da tarde”, explicou Pasinato. Porém, o quadro meteorológico para a noite é dos melhores e não deve prejudicar as condições operacionais para a aterrissagem do trenó do Papai Noel. “Para a noite não há previsão de chuvas”. E a festa será com o termômetro marcando entre 18ºC e 29ºC. Os indicativos da meteorologia são, de fato, adequados para uma boa festa natalina. Mas, no dia de Natal, 25, pode chover e a temperatura diminui um pouco.
Lavouras bem regadas
Na quinta-feira, 19, a precipitação em Passo Fundo superou os 20mm. Assim, o mês de dezembro já tem um acumulado de chuvas além de 200mm, enquanto a média histórica do mês é de 162mm. Esse valor acima da média não é prejudicial para as lavouras. Ao contrário, é classificado como excelente. Ocorre que a chuva é ótima para o desenvolvimento das culturas plantadas na região. O milho está na fase de florescimento ou enchimento de grãos e, assim, um terreno bem regado é promissor. Nas plantações de soja a época é de crescimento e, mesmo de longe, é possível observar plantas viçosas. Além das lavouras bem regadas, a presença do sol completa o quadro favorável às culturas de verão que predominam na região.