A volta da chuva

De quarta a sexta-feira a expectativa é de 50mm de chuvas em Passo Fundo e região

Por
· 2 min de leitura
Expectativa pela volta das chuvas em Passo Fundo  Foto – LC Schneider/ Arquivo-ONExpectativa pela volta das chuvas em Passo Fundo  Foto – LC Schneider/ Arquivo-ON
Expectativa pela volta das chuvas em Passo Fundo Foto – LC Schneider/ Arquivo-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ano de 2025 é marcado pela estiagem, ar seco e temperaturas acima das médias históricas. O volume acumulado de chuvas em março, até o dia 25, não chegava a 20% do esperado e necessário. Agora, para a última semana do mês, as boas novas da meteorologia vêm com a expectativa otimista de chuvas. Os ventos de uma frente fria castelhana e os ares úmidos da floresta amazônica prometem um considerável volume de chuvas. A boa nova veio através do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo, com base em dados de satélites e registros do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão é de chuvas desta quarta até sexta-feira, uma refrescada no ambiente e até algumas boas rajadas de ventos.

Umidade da Amazônia

“Teremos áreas de instabilidade a partir de quarta-feira. Isso ocorre em função de uma frente fria vinda da Argentina e Uruguai. Além disso, também chegam áreas de umidade vindas da Amazônia que estão passando pelo Rio Grande do Sul”, destalhou o analista Aldemir Pasinato. A chuva é muito bem-vinda, pois até a terça-feira os registros apontavam apenas 26,1mm de chuvas no mês. “A média histórica de março é de 137,3mm, ou seja, choveu apenas 19% do esperado. Segundo o INMET, essa probabilidade de chuvas aponta para um volume de 50mm, acumulados de quarta a sexta-feira”, completou. Já em período transitório, de La Niña para a neutralidade da influência de fenômenos, as precipitações da semana ainda terão a marca da irregularidade, uma espécie de despedida de La Niña. 

Chuva e vento

Se na terça-feira, 25, a temperatura máxima foi de 26,8ºC e a mínima 17,8ºC, nas próximas horas aumenta um pouco e, quinta e sexta refresca. Então, o encontro de massas distintas traz a chuva. “Quarta, quinta e sexta com chuvas. Os ventos podem ter rajadas de até 50 km/h. Na quarta-feira a máxima estimada é de 29 a 30ºC e mínima de 20º. Na quinta, com muita nebulosidade e pancadas de chuvas à tarde, a máxima diminui para 25ºC e a mínima fica em 21ºC, diminuindo muito a amplitude térmica. Para sexta-feira a previsão é semelhante com máxima de 25 e mínima de 20ºC”, detalhou Pasinato.

Outono das transições

Se o outono é uma estação de transição, na troca gradual do calor do verão pelo frio do inverno, este ano também registra uma transição entre os “influenciadores” meteorológicos. É o final da influência de La Niña e o ingresso em um período de neutralidade. Esses fatores determinam muitas variabilidades. Mesmo com a umidade amazônica e os ventos refrescantes da Argentina, ainda não teremos em Passo Fundo e região as condições mais agradáveis. “Mesmo com instabilidades e temperaturas mais baixas, segue a sensação de abafamento”, alertou o analista da Embrapa Trigo. Se há previsão de chuvas até sexta-feira, no final de semana o cenário muda. “No sábado permanece nublado com máxima de 29ºC e mínima de 17ºC. Para domingo os indicativos são de céu claro, temperatura máxima de 28ºC, enquanto a mínima chega a 19ºC”, concluiu Aldemir Pasinato.


Gostou? Compartilhe