Definição de secretariado altera composição da Câmara

Suplente do PSD deve assumir cadeira na próxima legislatura, após anúncios de novos secretários municipais

Por
· 2 min de leitura
Suplente do PSD, Douglas Pereto deve assumir como vereador - Foto divulgação/ Rodrigo ReisSuplente do PSD, Douglas Pereto deve assumir como vereador - Foto divulgação/ Rodrigo Reis
Suplente do PSD, Douglas Pereto deve assumir como vereador - Foto divulgação/ Rodrigo Reis
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A formação do secretariado municipal, com parte confirmada pelo prefeito Pedro Almeida, tem reflexos na futura composição da Câmara de Vereadores, para a legislatura que inicia em janeiro de 2025. O anúncio feito na última sexta-feira (08) de que Rubens Astolfi seguirá à frente da secretaria de Obras abriu espaço para a suplência do PSD. Como o primeiro nome na lista também comandará uma secretaria, considerando o cenário atual, Douglas Pereto deve assumir uma das 21 cadeiras.

O Prof. Pereto - nome que usou nas urnas - conquistou 879 votos no dia 06 de outubro, ficando na segunda suplência do Partido Social Democrático. A possibilidade de assumir no Parlamento, na cadeira que inicialmente seria ocupada por Astolfi, surge a ele após o primeiro suplente, Gilberto Bellaver, também ter sido confirmado como um dos secretários de Pedro Almeida para a próxima gestão municipal, no caso, na Secretaria de Esportes.

Professor de carreira, Pereto indicou que pretende adotar a educação como uma pauta norteadora para a sua atuação legislativa. “Um mandato de suplente não se sabe quanto tempo dura, mas vou trabalhar conforme o prometido, do primeiro ao último minuto, por todos, para todos, com todos, tendo a bandeira da educação como base”, disse em vídeo enviado ao ON, ao agradecer, em especial, aos eleitores que votaram em seu nome. “Quero honrar a confiança que depositaram em mim”, registrou.


Rubens Astolfi continua na Secretaria de Obras

Eleito vereador em outubro, alcançando a marca de 2.798 votos, Rubens Astolfi está entre os cinco candidatos mais votados durante o pleito. A sua permanência na Prefeitura atende a um projeto abrangente do governo, divulgou em nota o Executivo, “que prioriza a competência técnica do secretariado e tem como um dos pilares centrais o desenvolvimento do município”. "A pedido do prefeito Pedro e acreditando no projeto do governo para Passo Fundo, concordei com permanecer na Secretaria de Obras. O que me comprometi a fazer como representante da população será executado, com uma atuação próxima, diálogo e empenho para atender às demandas da nossa cidade, sempre com muito respeito ao serviço público", pontuou o secretário.

Além de liderar a secretaria, o engenheiro deverá integrar o núcleo gestor, que - assim como indica a nomenclatura - articula ações estratégicas de gestão da cidade. O convite foi feito pelo prefeito Pedro, que avalia tanto a permanência do secretário quanto a sua participação no grupo como cruciais para o futuro de Passo Fundo.


Gilberto Bellaver reassume pasta do Esporte

Foi também na última sexta-feira (08) que o prefeito Pedro Almeida anunciou a nomeação de Gilberto Bellaver para liderar a Secretaria de Esportes a partir de 2025.

Ele retorna ao cargo com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para o setor esportivo na cidade. “Fazer parte da gestão do prefeito Pedro, agora, nesse novo ciclo, para mim, em primeiro lugar, é uma honra, é um privilégio ter a confiança do prefeito. Fico muito feliz de ter sido o primeiro secretário de Esportes da história do município. Isso mudou muito o patamar do esporte na cidade, posicionando-o não apenas como competição, mas como uma política pública importante para saúde e qualidade de vida", relata. Bellaver foi secretário municipal de Esportes de Passo Fundo entre 2015 a 2023.

Na disputa ao cargo de vereador em outubro, Bellaver somou 1.057 votos, conquistando a primeira suplência da sigla.

Gostou? Compartilhe