Chegamos ao mês de novembro e é claro que vamos falar sobre a Black Friday. Neste ano, a Black Friday será comemorada no dia 29, a última sexta-feira de novembro. Segundo pesquisas publicadas na Carta Capital, os especialistas acreditam em um crescimento nas vendas de até 10%. A antecipação do 13º salário e a proximidade do Natal, o que permite a antecipação de compras, são dois fatores que devem contribuir para o aumento nas vendas. Conforme pesquisa da Nodus, parceira da Meta, cerca de 79% das pessoas pretendem fazer alguma compra na Black Friday. Por isso, a data é muito aguardada pelos comerciantes. Os produtos mais desejados são eletrônicos (54%), eletrodomésticos (53%) e moda (36%), além de viagens e milhas (24%). Algumas redes de lojas, através do e-commerce, estão anunciando descontos de até 80%, tornando muitos produtos atrativos. A principal dica dos órgãos de proteção do consumidor para este período de promoções é que os clientes façam pesquisas de preços, comparando os preços anteriores à Black Friday e os preços promocionais deste período. Portanto, não esqueça de fazer pesquisas e comparar os preços; observar e pesquisar a veracidade dos sites de compras e, finalmente, o consumidor deve pedir desconto e tentar reduzir o valor do produto mediante um diálogo com o comerciante. Pechinchar é importante.
DIREITO DE ARREPENDIMENTO
Um importante direito, uma vez que boa parte das compras serão realizadas pela internet, dentro do sistema e-commerce, é o direito ao arrependimento. O consumidor tem o direito à reflexão e pode desistir da compra feita pela internet ou telefone em até sete dias contados da contratação do serviço ou do recebimento do produto. Esta desistência não exige qualquer justificativa e não envolve custo financeiro. O direito de arrependimento ou reflexão não pode ser utilizado nas compras feitas diretamente nas lojas.
COMO EVITAR GOLPES
- Não clique em links recebidos por e-mail ou mensagem que prometem ofertas incríveis.
- Procure pelo cadeado no endereço da página e comprove se o certificado de segurança é válido
- Opte por pagamentos online com criptografia e evite fornecer dados bancários em sites desconhecidos
- Toda loja online deve ter um CNPJ registrado
- Entre em contato com o atendimento ao cliente antes de realizar uma compra para tirar dúvidas sobre a loja ou o produto