Brigada Militar deflagra ações da Operação Piracema

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental (BABM) realizou no último fim de semana a Operação Piracema 2024/2025, com ações de fiscalização e policiamento ostensivo em rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul. A operação visa combater a pesca ilegal e proteger a ictiofauna durante o período de defeso, fundamental para a reprodução e desova das espécies aquáticas.

Em Aratiba, no rio Uruguai, durante o patrulhamento embarcado, a equipe do 3º BABM localizou 350 metros de redes de pesca instaladas ilegalmente no leito do rio, além de duas armadilhas do tipo gaiola. Os peixes capturados, ainda vivos, foram devolvidos ao ambiente aquático.

Em Alpestre, também no Rio Uruguai, foi realizado patrulhamento aquático para identificar e coibir práticas de pesca predatória.

Em Ronda Alta, na barragem do Rio Passo Fundo, os policiais vistoriaram 32 embarcações durante abordagens preventivas. Em Capão Alto, um homem natural de Constantina foi flagrado utilizando 42 anzóis com linhas de espera, método artesanal proibido. Ele foi autuado por crime ambiental.

No município de Nicolau Vergueiro, na Barragem de Ernestina, uma embarcação foi flagrada com 50 metros de redes do tipo “feiticeira”, considerada altamente predatória por capturar peixes muito pequenos. O homem a bordo foi autuado, e a embarcação foi apreendida.

Em Iraí, no Rio Uruguai, um indivíduo foi flagrado retirando redes de pesca. Com ele, foram encontrados 180 metros de redes, 40 metros de espinhéis e 39 peixes vivos das espécies Cascudo e Grumatã. Os materiais foram apreendidos, e os peixes devolvidos ao rio.

O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça que a Piracema, período que segue até 31 de janeiro de 2025, é essencial para a manutenção das populações de peixes nos rios do estado. As ações preventivas e repressivas buscam garantir o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade da pesca.

Gostou? Compartilhe