A Brigada Militar, através do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), deu início à Operação "Zero Grau" em Passo Fundo no dia 22 de dezembro. A ação, que contará com operações contínuas até a virada do ano, está sendo conduzida especialmente pela equipe da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) com o objetivo de reforçar a segurança no município.
Com a realização de barreiras de fiscalização de trânsito, abordagens a veículos e identificação de indivíduos, a operação tem como foco principal prevenir crimes como furtos e roubos a estabelecimentos comerciais, pedestres e veículos. Além disso, ações específicas visam identificar motociclistas e motocicletas que estejam em desacordo com a legislação de trânsito, promovendo a manutenção do sossego e da ordem pública.
Números da Operação
Até o momento, as ações da Operação "Zero Grau" resultaram em:
159 pessoas identificadas;
140 veículos fiscalizados;
228 autos de infração de trânsito emitidos;
39 veículos recolhidos no local;
117 veículos com restrições de circulação até regularização.
Para essas ações, a Brigada Militar empregou 10 motocicletas da ROCAM e contou com o apoio do setor de inteligência, que está monitorando possíveis organizadores de grupos que utilizam motocicletas para práticas de desordem em pontos estratégicos da cidade. Vale destacar a colaboração de motociclistas que utilizam o veículo para o trabalho e não compactuam com tais movimentos, reforçando a parceria com as autoridades.
Reforço para a virada do ano
A Brigada Militar permanecerá em alerta para movimentos que ameacem a ordem pública, especialmente durante a noite de Ano Novo. Equipes da ROCAM e da Força Tática estarão mobilizadas para garantir a segurança dos cidadãos, com o pelotão preparado para atuar em qualquer eventualidade.
Com a Operação "Zero Grau", o 3º RPMon reforça o compromisso com a tranquilidade e bem-estar da comunidade de Passo Fundo, garantindo um final de ano mais seguro para todos.