Passo Fundo registra queda nos principais índices de criminalidade

Dados foram apresentados durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, e que reuniu os órgãos de segurança da cidade

Por
· 3 min de leitura
Foto: Gerson Lopes/ON Foto: Gerson Lopes/ON
Foto: Gerson Lopes/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os índices de criminalidade em Passo Fundo registraram uma queda significativa ao longo de 2024, conforme dados apresentados pela Polícia Civil e Brigada Militar nessa terça-feira (7). De acordo com o levantamento, que integra o programa RS Seguro, os 20 principais indicativos analisados tiveram redução em comparação com 2023, muitos alcançando os menores níveis de uma série histórica de 10 anos.

Delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Shenkel, destacou o impacto das operações integradas realizadas durante o ano, resultando na prisão de diversos envolvidos e na descapitalização de organizações criminosas. “A integração entre os órgãos de segurança, com troca constante de informações, e um foco claro em reprimir a criminalidade grave, tem trazido resultados expressivos. Nossa prioridade é descapitalizar essas organizações, retirando veículos, imóveis e saldos bancários ligados aos integrantes. Isso reflete em uma maior tranquilidade social para a comunidade de Passo Fundo e região”, afirmou.

Homicídios e o Perfil da Criminalidade

Em 2024, a polícia registrou uma queda de 9% no número de homicídios. Foram 48 mortes, contra 53 no ano anterior. Segundo Shenkel, esses crimes, em sua maioria, estão relacionados a brigas isoladas, como desentendimentos entre vizinhos e conflitos passionais, e não envolve a disputas territoriais entre facções criminosas. “Felizmente, não temos guerras de facções em Passo Fundo. Os homicídios que ocorrem são tratados individualmente, com esforços conjuntos da Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias, para identificar e prender os autores rapidamente. Essa resposta imediata reforça a mensagem de que o crime terá consequências”, completou o delegado.

Redução de Furtos e Roubos de Veículos

Considerado um problema crônico na cidade, o furto e roubo de veículos apresentou queda expressiva em 2024, atingindo o menor índice da última década. O comandante do 3º RPMon da Brigada Militar, coronel Marcelo Rovani, destacou a atuação incisiva contra quadrilhas especializadas como fator determinante para essa redução. “Historicamente, tivemos quadrilhas que atuavam no furto e roubo de veículos, gerando grande prejuízo à população. No entanto, em 2024, conseguimos desarticular essas organizações criminosas e reduzir os roubos ao menor índice desde 2010, com apenas 26 registros no ano. Além disso, conseguimos provar ao Judiciário que se tratava de crime organizado, o que permitiu ações mais enérgicas e efetivas contra os responsáveis”, explicou Rovani.

Os furtos de veículos também apresentaram queda acentuada após a prisão gradual dos integrantes de uma quadrilha que atuava na região desde 2022. Segundo o comandante, o trabalho conjunto com a Polícia Civil foi fundamental para demonstrar a logística criminosa e viabilizar o enfrentamento.

Outros dados

Outro índice que teve uma redução importante foi o roubo a estabelecimentos comerciais, com queda de 11%, incluindo assaltos a joalherias, que aconteceram em grande número durante 2024. Segundo a polícia, todos os envolvidos nesses assaltos já estão identificados e presos.

Relatório de Atividades

Além da análise dos índices de criminalidade, as forças de segurança divulgaram um relatório das atividades de 2024. Os dados incluem o aumento no números de prisões, barreiras realizadas, mandados de busca e apreensão cumpridos, além de operações especiais que contribuíram diretamente para a redução da criminalidade no município.

Confira os números de 2024 apresentados pela Brigada Militar:

 

Total de Prisões 3.938 

Termos Circunstanciados 1.841 

Foragidos Recapturados 382 

Pessoas Abordadas 164.145 

Munições Apreendidas 5.450 

Veículos Recuperados 176 

Boletins de Ocorrência Policiais 3.750 

Ocorrências Atendidas 36.890 

Boletim de Atendimento 38.989 

Armas de Fogo Apreendidas 165 

Atendimento Maria da Penha 1.274 

Alunos Formados no Proerd 1.605 

Número de Operações em Passo Fundo 1.688 

Número de Barreiras Policiais 2.318

Confira os números apresentados pela Polícia Civil (6º Região) em 2024:

 

Prisões 371 

Armas de fogo Apreendidas 135 

Madados de busca a apreensão 616 

Produção Cartoária 10.632 

Inquéritos Policiais 6.557 

Termos Circunstanciados 3.509 

Procedimentos de Autorias Menores 566 

Estupros de Vulneráveis +90% Elucidados 

Estupros +90% Elucidados 

Crimes Violentos Letais Intencionais 80% Elucidados 

Registros DPPA 24.615 

Registros DEAM 2.696

- Principais operações da Polícia Civil em 2024

Draco Passo Fundo – Lavagem de Dinheiro e Organizações Criminosas:

FEV/24 – Fim da Linha: Buscas Estado de São Paulo, resultando em seis veículos de luxo apreendidos, no valor de R$ 2,5 milhões. Os automóveis estão sendo utilizados para uso policial.

MAIO/24 Fim da Linha: Buscas em seis Estados com cumprimento de 53 Mandados de Busca e Apreensão, 37 veículos apreendidos, dezenas de contas bloqueadas e apreensão de R$ 3 milhões.

Gostou? Compartilhe