Uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas foi alvo da "Operação Petrópolis", deflagrada na manhã desta quarta-feira (26) pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Passo Fundo, com o apoio de todas as delegacias da 6ª Região Policial, da DPRI Carazinho, da DPRI Soledade e da Brigada Militar.
Durante a ação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão no bairro Petrópolis, resultando na prisão em flagrante de seis indivíduos por crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, posse de arma de fogo, receptação e formação de organização criminosa.
As forças policiais apreenderam maconha, cocaína, crack, petrechos utilizados para o tráfico, aproximadamente R$ 30 mil em dinheiro, um veículo, oito armas de fogo, munições e celulares.
Investigação
A investigação teve duração de seis meses e revelou um esquema estruturado para o tráfico de drogas, no qual cada integrante desempenhava funções específicas, incluindo a participação de adolescentes.
As buscas confirmaram as suspeitas dos investigadores, evidenciando múltiplos pontos de venda e armazenamento de drogas e armas entre os membros da quadrilha, caracterizando uma tentativa de dificultar as ações policiais. Segundo as autoridades, o tráfico de entorpecentes é um dos principais fatores que impulsionam outros crimes, como homicídios e delitos patrimoniais.
Com a deflagração da operação, a polícia acredita que foi desarticulado um importante núcleo do tráfico de drogas na região, impactando diretamente na redução dos índices criminais em Passo Fundo. A ação contou com a participação de 98 policiais civis e militares, utilizando 30 viaturas e seis motocicletas no cumprimento da operação.