Interessados em ingressar em cursos técnicos, superiores ou de pós-graduação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever no Processo Seletivo Complementar 2025/01. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente via internet, pelo site oficial do ingresso do IFRS.
Cursos Superiores
Para concorrer a uma das vagas remanescentes nos cursos de graduação, o candidato deve ter realizado o exame de seleção do IFRS desde o Processo Seletivo 2019/1, sem ter sido eliminado, ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015, sem obter nota zero em nenhuma das provas. A seleção será por ordem de inscrição.
Os cursos disponíveis são: Bacharelado em Agronomia – 4 vagas (turno integral); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 25 vagas (turno da manhã); Bacharelado em Zootecnia – 27 vagas (turno integral); Tecnologia em Gestão do Agronegócio – 31 vagas (turno da noite); e Licenciatura em Ciências Biológicas – 17 vagas (turno da manhã).
Cursos Técnicos (EJA e Subsequente)
Os cursos técnicos também estão com inscrições abertas até o dia 13 de fevereiro. Para o curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário ter concluído o ensino fundamental e ter pelo menos 18 anos até 28 de fevereiro de 2025.
Vagas disponíveis: Técnico em Administração (EJA) – 28 vagas (turno da noite); e Técnico em Agropecuária (Subsequente) – 16 vagas (turno integral).
Pós-Graduação
A especialização em Desenvolvimento e Inovação está com 12 vagas abertas e as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de fevereiro. Para garantir a participação, é necessário encaminhar cópia do diploma de graduação para o e-mail da secretaria de pós-graduação do campus. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, será realizado um sorteio público no dia 18 de fevereiro.
Estrutura e Benefícios
O diretor-geral substituto do Campus Sertão, Márcio Luis Vieira, destaca que os estudantes terão acesso a uma estrutura completa. “Temos hoje no campus 26 laboratórios que auxiliam intensamente na formação profissional, um restaurante universitário com refeições gratuitas para alunos do ensino técnico e valores reduzidos para os demais níveis, além de projetos de ensino, pesquisa e auxílios estudantis. Contamos com 105 professores, sendo mais de 80% doutores, reforçando nosso compromisso com ensino público, gratuito e de qualidade”, destacou ele.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no portal de ingresso do IFRS ou pelo e-mail [email protected].