O governo do Estado vai estender o período de consulta pública da concessão de rodovias do Bloco 2, com estradas localizadas no Vale do Taquari e Região Norte, que inclui a ERS 324 e a ERS 135, em Passo Fundo. O prazo de escuta da população, estimado inicialmente para encerrar-se em 21 de fevereiro, será prolongado por mais 30 dias, conforme publicação do Diário Oficial desta quinta-feira (20/2). As contribuições e sugestões à futura concessão podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] até 24 de março.
Todos os questionamentos serão respondidos pela equipe técnica da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), pasta responsável pelas parcerias público-privadas. O prolongamento do prazo atende a pedidos realizados durante a própria consulta pública e tem o objetivo de aperfeiçoar o debate com a população e prefeituras das regiões do Bloco 2, assim como aprimorar o futuro edital da concessão.
A concessão para a iniciativa privada, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões para a duplicação de 244 quilômetros de rodovias ao longo do Bloco 2, além de melhorias logísticas, construção de postos de atendimento e a criação de um conselho de usuários formado pela comunidade, entre outras melhorias previstas em contrato. Do investimento total, R$ 1,3 bilhão terá como origem o Fundo do Plano Rio Grande, Funrigs.