Prefeitura promove ações de conscientização sobre HIV/Aids e combate à dengue

Por
· 2 min de leitura
A ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar a população sobre as Infecções - Foto Divulgação PMPFSexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no HIV/AidsA ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar a população sobre as Infecções - Foto Divulgação PMPFSexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no HIV/Aids
A ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar a população sobre as Infecções - Foto Divulgação PMPFSexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no HIV/Aids
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), o Dia D de Conscientização sobre o HIV/Aids e de combate ao mosquito da dengue. A ação conta com diversas atividades de prevenção e orientação, envolvendo todas as unidades de saúde do município e um ponto central na Praça Tocchetto.

Testes rápidos

Durante o dia, as unidades de saúde disponibilizarão testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e informações sobre prevenção ao HIV e ao mosquito Aedes aegypti. Na Praça Tochetto, serão oferecidos autotestes de HIV, orientações sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), bem como testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, destacou a importância da mobilização da comunidade. “Quanto antes tivermos o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento. Todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar os testes rápidos, e na sexta-feira, dia 29, a ação será ampliada, por livre demanda, na Praça Tochetto e nas unidades de saúde. Além disso, trabalharemos com orientações sobre prevenção e acesso à informação”, explica.

Riscos

A transmissão do HIV ocorre principalmente em relações sexuais desprotegidas, mas também pode acontecer pelo compartilhamento de seringas, materiais perfurocortantes contaminados e pela transmissão vertical, durante gravidez, parto ou amamentação. No entanto, evidências científicas mostram que pessoas com HIV em terapia antirretroviral e com carga viral indetectável há pelo menos seis meses têm risco negligenciável de transmitir o vírus.

Campanha

A ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco no HIV/Aids. Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha promove ações de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o vírus. Em Passo Fundo, as atividades serão intensificadas durante todo o mês de dezembro, com a oferta diária de testes rápidos em todas as unidades de saúde, conforme o horário de funcionamento.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Seila de Abreu, reforçou que, além da camisinha, novas estratégias de prevenção ao HIV estão disponíveis no município, como a PEP e a PrEP.

Medicamentos

A PEP, ou Profilaxia Pós-Exposição, consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus, como em casos de violência sexual, relações sexuais desprotegidas ou acidentes com materiais perfurocortantes. “Ela deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição e tomada por 28 dias. Está disponível em todas as unidades de saúde, no SAE e no Hospital Municipal, que tem atendimento 24 horas”, detalha Seila.

Já a PrEP, ou Profilaxia Pré-Exposição, é voltada para pessoas que consideram ter alto risco de contrair o HIV, como aquelas com parceiros soropositivos. “É uma ferramenta preventiva que oferece mais alternativas de proteção”, complementa.

Combate à dengue é prioridade no verão

Com a proximidade do verão, a preocupação com a dengue também aumenta. Marisa Zanatta lembra que o mosquito Aedes aegypti encontra no calor e na água parada condições ideais para se reproduzir, o que pode levar a um aumento expressivo de casos. “A dengue pode evoluir para quadros graves e levar à morte. Por isso, é fundamental que todos façam sua parte, eliminando possíveis criadouros, como água acumulada em vasos, pneus, garrafas e recipientes pequenos”, alerta.

O Dia D será uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção tanto para as ISTs quanto para a dengue, mobilizando a população e promovendo ações que impactam diretamente na saúde coletiva.

Gostou? Compartilhe