Nesta sexta-feira, 13, um novo tipo de vacina contra a covid-19 estará à disposição dos gaúchos. É a vacina Serum, que tem eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos. A distribuição do imunizante é feita pela Secretaria Estadual da Saúde. São 90 mil doses distribuídas para as Coordenadorias Regionais, de acordo com a demanda de cada área. Dentre outras vantagens, a vacina indiana tem maior prazo de validade, transporte e conservação simples em temperaturas de 2°C a 8°C.
Instituto Serum
A vacina é fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica. O imunizante já é utilizado nos Estados Unidos e no Reino Unido. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil será aplicada em pessoas a partir de 12 anos. As crianças abaixo dessa idade, de acordo com o Ministério da Saúde, continuarão recebendo a vacina da Pfizer.
Passo Fundo
As vacinas que serão entregues nesta sexta-feira, fazem parte do primeiro lote recebido pelo estado, com 90 mil doses. É parte da primeira remessa com cerca de 1,5 milhão de doses da vacina Serum para o Brasil. A Secretaria Estadual da Saúde separou as 90 mil doses em lotes para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Em Passo Fundo está localizada a 6ª CRS, com abrangência sobre 62 municípios. Porém, a quantia de vacinas que chegam para a Regional não foi informada. Essa remessa inclui as doses que serão aplicadas na população de Passo Fundo. A psicóloga Marisa Zanatta, coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, disse, na quinta-feira, que “não recebemos ainda a informação de quantas vacinas irão vir”.
Moderna
Enquanto a coordenadora Regional da Vigilância Epidemiológica, Daiane Corso, está em férias, na 6ª Coordenadoria Regional a única informação obtiva foi sobre outro lote de vacinas. É um pacote com 220 doses da vacina Spikevax, da Moderna. Os imunizantes chegaram em Passo Fundo na quarta-feira, 11. Porém, ainda não havia informações detalhadas sobre a distribuição do material por municípios.
Números
Em Passo Fundo, de acordo com o Painel Coronavírus RS, nas últimas semanas os registros de novos casos tiveram aumento considerável. Somente nos 12 primeiros dias de dezembro foram registrados 105 novos casos confirmados. Em nível estadual, até o momento neste ano são mais de 1.910 hospitalizações por covid-19. Entre esses, foram confirmados 393 óbitos.
As novas orientações
Documento do Ministério da Saúde define a estratégia atual de vacinação contra a covid-19. Este ano, a vacina faz parte do calendário básico das crianças, que devem receber a primeira dose a partir dos seis meses de idade, e a segunda quatro semanas depois. Esse esquema básico vale para todas com menos de 5 anos e depois é necessária uma dose de reforço. As gestantes devem receber uma dose durante a gestação.
Idosos - Os idosos com mais de 60 anos devem reforçar a vacinação a cada seis meses, assim como todas as pessoas com mais de 5 anos que tenham alguma imunodeficiência. Os demais grupos prioritários, como indígenas e quilombolas, pessoas com deficiências ou comorbidades, ou ainda aquelas que estão privadas de liberdade, devem receber uma dose anual.