Após a proposta do governo do estado para a retomada das aulas presenciais, a Prefeitura de Passo Fundo esclareceu hoje (02) que as aulas presenciais não poderão retornar na região de Passo Fundo antes do dia 15 de setembro. Os municípios precisam permanecer pelo menos duas semanas na bandeira laranja ou amarela, no plano de distanciamento controlado, para seguir o cronograma proposto pelo governador Eduardo Leite.
Para a retomada das aulas presenciais não é válida a gestão compartilhada, que permite que as regiões adotem regras de bandeiras mais flexíveis. Na bandeira vermelha, por exemplo, as aulas presenciais não são permitidas.
Como a região de Passo Fundo entrou em bandeira laranja apenas nesta semana, não há possibilidade das aulas retornarem de forma presencial antes do dia 15 de setembro. Os prefeitos devem se reunir nos próximos dias e definir nesta semana os próximos passos em relação ao ensino na região.
Proposta
Conforme o planejamento do governo do Estaso, as aulas poderão reiniciar a partir do dia 8 de setembro para a educação infantil, tanto nas escolas municipais quanto nas particulares. Depois do dia 21 de setembro, será a vez dos ensinos superior e médio. Após o dia 28 de outubro, os anos finais do ensino fundamental e, depois do dia 12 de novembro, os anos iniciais. As aulas na rede estadual seriam retomadas em 13 de outubro.
Com informações do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Passo Fundo