O mapa definitivo da 18ª rodada do modelo Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira (07) pelo governo do Estado, confirmou a bandeira laranja na região de Passo Fundo. O município e a região não apresentaram recurso para alterar a classificação. A região está em bandeira laranja desde 1º de setembro. A vigência das bandeiras da 18ª rodada começa à 0h de amanhã (8/9) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (14/9).
Para a classificação da bandeira, são levados em conta nos cálculos os dados dos últimos sete dias, até quinta-feira. Neste caso, do dia 28/08 até a quinta-feira (03). Assim, não entrou no cálculo o recorde de ocupação de UTIs da sexta-feira (04), quando Passo Fundo atingiu capacidade máxima, com 54 dos 55 leitos específicos para Covid-19 ocupados.
Em relação aos dados, a região ficou em bandeira preta em um quesito específico da região: número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos sete dias por 100.000 habitantes.
No aspecto de projeção de número de óbitos para o período de uma semana para cada 100.000 habitantes, a região ficou em bandeira vermelha. Em dois quesitos a região ficou em bandeira amarela: na relação de número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos sete dias pelo número registrado nos sete dias anteriores e na relação de casos ativos na última semana por recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana. Os demais números são referentes a macrorregião e ao estado.
Estado
Depois da análise dos sete recursos enviados, o mapa da 18ª semana do Distanciamento Controlado ficou consolidado com oito regiões em bandeira vermelha. As outras 13 estão classificadas como de risco epidemiológico médio, em bandeira laranja.
As regiões de Palmeira das Missões e Erechim tiveram seus pedidos de reconsideração indeferidos pelo Gabinete de Crise e permanecem na bandeira vermelha. Somam-se às regiões Covid de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta, que não enviaram recurso e também continuam na bandeira vermelha. Todas as oito regiões em vermelho já aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos próprios.
Por outro lado, o Gabinete de Crise acatou os pedidos de Taquara, Guaíba, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que haviam sido classificadas preliminarmente como bandeira vermelha, mas conseguiram se manter em bandeira laranja nesta rodada.
No total, são 17 regiões que integram a cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. As que estão classificadas em laranja podem adotar protocolos flexíveis, desde que não menos restritivos do que os de bandeira amarela.
RESUMO
BANDEIRA VERMELHA
- Palmeira das Missões
- Erechim
- Capão da Canoa
- Novo Hamburgo
- Canoas
- Porto Alegre
- Santo Ângelo
- Cruz Alta
BANDEIRA LARANJA
- Santa Maria
- Uruguaiana
- Taquara
- Guaíba
- Ijuí
- Santa Rosa
- Passo Fundo
- Pelotas
- Bagé
- Caxias do Sul
- Cachoeira do Sul
- Santa Cruz do Sul
- Lajeado
Notícia atualizada às 17h10