Em uma publicação em rede social, o prefeito Luciano Azevedo anunciou que o plano de retorno das aulas presenciais nas escolas de Passo Fundo está pronto. “Os indicadores mostram que é possível avançar, com todos os cuidados e assegurando aos pais a opção de manterem seus filhos em casa se decidirem”, disse Luciano. Não foi especificado quais escolas poderão retornar. “Na próxima semana apresentaremos os detalhes para as escolas e para a comunidade”, finalizou Luciano.
A região de Passo Fundo foi autorizada a retomar as aulas presenciais no final de setembro, no entanto, o retorno não foi aprovado pela Associação dos Municípios do Planalto Médio (Ampla). Na quinta-feira passada (08), a AMPLA decidiu novamente que as aulas não seriam retomadas e que a situação deveria ser reavaliada nesta semana. A recomendação é que as aulas “não sejam retomadas enquanto não houver segurança absoluta para crianças, estudantes e servidores da educação”, de acordo com a nota divulgada no dia 08.
O Estado liberou as aulas da Educação Infantil em 8 de setembro. No dia 21, ficou permitida a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. A rede estadual de ensino teve a previsão de retorno adiada para 21 de outubro.