Welci Nascimento e Daniel Viuniski receberão, nesse sábado, 6 de julho de 2024, homenagem especial da Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras). O evento, aberto à comunidade, acontece às 9h30, na sede do Sodalício das letras locais (Av. Brasil Oeste, 792, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto). Um tributo à contribuição que os dois destacados membros da APLetras têm dado a Passo Fundo.
Ainda que não aparente, Welci Nascimento, o EDUCADOR, e Daniel Viuniski, o CRIMINALISTA DE ESCOL, têm muitas coisas em comum. Ambos, por exemplo, não nasceram em Passo Fundo, mas viveram a maior parte das suas vidas nessa cidade. Welci é de Palmeira das Missões, onde nasceu em 14 de janeiro de 1933, tendo se radicado em Passo Fundo, já adulto e com família constituída, em 1972. E Daniel, nascido em 24 de novembro de 1939, é natural da colônia judaica de Quatro Irmãos, vindo criança para a Capital do Planalto. Os dois são formados, segunda graduação, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Welci, na turma de 1979, e, Daniel, na de 1984. Welci, originalmente, formado em Pedagogia, pela UPF, turma de 1974, e, Daniel, em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1960. Tanto Welci quanto Daniel exerceram o magistério. Os dois são religiosos. Welci um católico fervoroso e Daniel um devoto do judaísmo. E, como mais um elo a uni-los, a Academia Passo-Fundense de Letras. Daniel, titular da cadeira 21, desde 1975, é o decano da agremiação, e Welci, acadêmico emérito, ocupa a cadeira 23, tendo ingressado no Sodalício em 1988.
Welci Nascimento, que completou 91 anos, em janeiro de 2024, eu repito o que escrevi nesse espaço de O NACIONAL, talvez não tenha amealhado reconhecimento maior em vida do que, mesmo passados mais de 40 anos desde que deixou o magistério formalmente, onde quer que ele se faça presente, ser chamado de PROFESSOR. Na essência, um EDUCADOR, seja no exercício do magistério em sala de aula, nos muitos cargos administrativos que ocupou na esfera da educação pública (Secretário Municipal de Ensino e Cultura e Coordenador Estadual de Educação, em Passo Fundo), nas instituições culturais que integra (Academia Passo-Fundense de Letras, Instituto Histórico de Passo Fundo, CTG Lalau Miranda e Conferência Vicentina São Marcos) ou no ambiente familiar, Welci Nascimento sempre primou, acima de tudo, por EDUCAR pelo exemplo. E, como membro da Academia Passo-Fundense de Letras, tem se destacado como um escritor profícuo. Autor de 19 livros e incontáveis textos dispersos nos mais variados tipos de publicação.
E Daniel Viuniski que, depois de uma sólida carreira como farmacêutico (responsável pela fabricação de soros e vacinas do Instituto Pinheiros e da rede de farmácias Drogasul) e no magistério (professor de química, com passagens pelos colégios IE, ENAVE e Conceição e, na Universidade de Passo Fundo, como professor assistente nas faculdades de Medicina, Odontologia e Agronomia, além de ter sido fundador e professor de diversos cursos preparatórios para vestibulares), enveredaria para o universo do Direito. E foi baseado na premissa “contem-me a verdade, não omitam nada”, que ele construiu as teses que sustentou em nome de clientes, nas últimas quatro décadas, nos mais de 400 casos que atuou no Tribunal do Júri. Majoritariamente, como defensor de réus, culpados confessos ou inocentes. Para os primeiros buscou a atenuação das penas e para os segundos a absolvição. Na maioria dos casos, logrou êxito, notabilizando-se como um CRIMINALISTA DE ESCOL.
Para quem quiser conhecer melhor, vida e obra, de Welci Nascimento e de Daniel Viuniski, sugerimos a leitura das seguintes colunas de O NACIONAL. Sobre Welci Nascimento: /opiniao,47/2024/01/18/o-educador-welci-nascimento,127526, e sobre Daniel Viuniski: /opiniao,47/2021/09/17/o-criminalista-de-escol-daniel-v,118643.
Além de Welci Nascimento e Daniel Viuniski, a Academia Passo-Fundense de Letras, na ocasião, também vai reverenciar a memória de Jayme Caetano Braun, unindo-se às celebrações do centenário de nascimento do inolvidável payador e poeta.
SUGESTÃO DO COLUNISTA: O livro “El Niño Oscilação Sul – Clima, Vegetação e Agricultura” está disponível para download gratuito: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1164333/el-nino-oscilacao-sul-clima-vegetacao-e-agricultura