Conheça os 21 representantes do povo na Câmara passo-fundense - 2ª Parte

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O eleitor votou, e com esse ‘poder democrático’ definiu a nova composição da Câmara de Vereadores de Passo Fundo para a 19ª Legislatura, que inicia em janeiro de 2025. Foram dez parlamentares reeleitos, sendo que dois optaram por não concorrer – o atual presidente, Saul Spinelli, além de Ernesto dos Santos (PDT). As outras onze cadeiras serão ocupadas por estreantes no Parlamento e por nomes que, após um período fora, retornam para assumir uma das 21 cadeiras.

Ao tomarem posse, esses vereadores assumirão o papel de fazer a ligação entre o governo e a população, terão de ouvir as vozes da sua comunidade, para propor e aprovar medidas de interesse comum, além de fiscalizar as ações do prefeito e seus secretários. Devem, na prática, fazer valer o título associado ao Legislativo, de “Casa do Povo”.

Na segunda parte da matéria sobre os parlamentares eleitores, conheça, em resumo, o perfil de cada um dos 10 vereadores e vereadoras reeleitos na eleição de domingo (06).


Fotos reprodução TSE

Gio Krug (PSD) foi o vereador eleito mais votado, conquistando 3.261 votos. Aos 38 anos de idade, policial militar passo-fundense - que atuava junto ao 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE), atual Batalhão de Polícia de Choque - seguirá para um segundo mandato reforçando a bancada do Partido Social Democrático. Na atual Legislatura, desde 2022, é líder do governo na Câmara.



Fotos reprodução TSE

Com 3.028 votos, Ada Munaretto (PL) ganhou o direito de um segundo mandato como a terceira mais votada entre os eleitos neste ano. A vereadora, graduada em direito, tem 49 anos de idade e é natural de Erechim, com histórico de atuação voluntária nas áreas da saúde e assistência social. A partir do próximo ano, formará uma bancada partidária com outros dois parlamentares.



Fotos reprodução TSE

Eva Valéria Lorenzato (PT) somou 2.831 votos nas urnas no domingo. Como a quarta parlamentar mais votada, assumirá em janeiro o seu segundo mandato. Natural de Soledade, tem 51 anos de idade e é advogada, e já trabalhou como empregada doméstica, comerciária, feirante na Feira da Gare, tendo presidido a Associação da Feira, dentre outras funções. Concorreu pela Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil, formada por PT, PC do B e PV, formando uma bancada partidária com duas representantes.


Fotos reprodução TSE

Reeleita, Regina Costa dos Santos, a Professora Regina, integra os quadros do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o qual preside em Passo Fundo. Com os 2.768 votos conquistados, seguirá para o segundo mandato como a sexta mais votada. Com 41 anos, é natural de Erechim, pedagoga, com histórico de atuação em escolas de Passo Fundo e como dirigente do Sindicato Municipal dos Professores. Foi a única eleita por seu partido.



Fotos reprodução TSE

Rafael Colussi (União Brasil) também conquistou a sua reeleição, ao somar 2.659 votos. Aos 46 anos, o corretor de Imóveis foi o sétimo mais votado neste ano, e iniciará em janeiro o seu terceiro mandato consecutivo na Câmara de Passo Fundo. Militante da causa animal, já ocupou diferentes cargos públicos, dentre ele, foi secretário municipal de Meio Ambiente. A bancada que integrará será formada por dois parlamentares.



Fotos reprodução TSE

Evandro Meireles (PSDB) foi a escolha de 2.291 eleitores passo-fundenses no último domingo. Com o resultado, iniciará em janeiro o seu terceiro mandato consecutivo no parlamento municipal. Com 44 anos de idade, o passo-fundense é cabeleireiro, barbeiro, e graduado em Direito, e foi o oitavo mais votado. Em 2022, foi presidente da Câmara de Vereadores. Na próxima legislatura integrará uma bancada com três representantesda Federação PSDB/Cidadania.


Fotos reprodução TSE

Renato Orlando Tiecher, Tchêquinho (PL), conquistou sua reeleição com 2.066 votos. O nono mais votado neste ano está entre os parlamentares mais experientes, partindo para o quarto mandato legislativo consecutivo. Com 51 anos de idade, atuou profissionalmente na área da pavimentação e do esporte. O vereador passo-fundense terá mais dois colegas de bancada a partir de 2025 na Câmara.



Fotos reprodução TSE

Somando 1.785 votos no último domingo, Luizinho Valendorf (PSDB) conquistou a sua reeleição como o 11º mais votado. Aos 47 anos de idade, o motorista de transporte coletivo iniciará em janeiro o segundo mandato na Câmara. Além de legislador, o passo-fundense também atuou no movimento comunitário, foi secretário municipal de Mobilidade Urbana, dentre outras funções públicas. Ele reforça a bancada da Federação PSDB/Cidadania.




Fotos reprodução TSE


Nharam Carvalho somou o total de 1.695 votos, o 13º eleito mais votado. Assim, iniciará em janeiro de 2025 o seu segundo mandato consecutivo como vereador, aos 63 anos de idade – além disso, foi suplente na legislatura anterior, quando assumiu no lugar de Patric Cavalcanti. Natural de Ibiaçá, o vereador, que é sargento da reserva do Exército, dentre outros cargos, já foi secretário-adjunto dos Serviços Gerais da prefeitura. A bancada do União Brasil terá dois integrantes.

Fotos reprodução TSE


Cláudio Luiz Rufa Soldá (PP) é um dos parlamentares mais experientes a seguir na Câmara. Com 1.519 votos obtidos no pleito de domingo, o 17º em número votos entre os eleitos, iniciará em janeiro o seu quarto mandato. Com 60 anos de idade, natural de Porto Alegre, dentre os cargos, tem passagens pela SEMCAS e como assessor parlamentar. A bancada do Progressistas contará com dois integrantes. 

Gostou? Compartilhe